Dentre os filhos queridos de Nossa Senhora estão os sacerdotes que, como a Mãe da obediência, ouviram a voz do Altíssimo e também responderam seu sim, como disse a Virgem fiel: "Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua palavra" (Lc 1,28ss).
Maria é a Mãe do Sacerdote, como já ecoava iluminadamente o Pe. Mario Venturini, fundador da Congregação de Jesus Sacerdote, expandindo e fundamentando essa rica e consoladora devoção desde 1923. Foi recomendada depois por Pio XII na Exortação ao Clero "Menti nostrae: ‘Dirigi confiante os olhos e o espírito Àquela que é Mãe do Eterno Sacerdote e é, por isso, Mãe de todos os sacerdotes católicos’".
É Maria a Mãe de Jesus Cristo, Sumo, Único e Eterno Sacerdote, que recebeu dela o corpo e o sangue para o sacrifício redentor. A Mãe do Salvador exerce fundamentalmente um "sacerdócio" todo particular, doando-nos o Sagrado, na maternidade divina, na maternidade eclesial. A Mãe do Cristo total, Cabeça e membros, como dizia Santo Agostinho.
Ela doa ao mundo o próprio Cristo, dom do Pai pelo Espírito Santo, na epiclese geracional da Encarnação do Verbo em seu ventre imaculado, primeiro sacrário do Senhor. Mas se torna também Mãe dos sacerdotes do Filho, participantes do Seu Sacerdócio redentor, representados no apóstolo João (cf Jo 19, 26), já sendo doada como Mãe de todos os fiéis no sacerdócio batismal, como Igreja, corpo de Cristo.
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos. Ama-os como os íntimos cooperadores do poder-amor da missão de Jesus, sendo os filhos queridos, consagrados como instrumentos místicos da ação do Redentor feito Eucaristia, novo nascimento para a vida eterna pelo Batismo, misericórdia no sacramento do perdão, cura e libertação na Sagrada Unção dos Enfermos e presença viva santificadora em todos os sacramentos como Palavra transformadora.
Ama-os na sua frágil natureza humana que se esforça em corresponder à graça do seu Filho, embora envoltos em limites, pecados e angústias, inseguranças e incertezas, medos, cansaços, desgastes e confusão, o tesouro valiosíssimo do Cristo nos frágeis vasos de argila. Ama-os e os conforta, os sustenta, fortalecendo seus corações, consolando suas almas, na renovação de sua entrega iluminando suas vidas com o coração misericordioso do seu amado Filho, no fulgor e alento do Espírito Santo.
Ela, a Mãe da Graça, suave e forte que com seu testemunho de perseverança, de resiliência nas dores, de peregrina da fé, instrui e conduz os filhos sacerdotes, cobrindo-os com o seu manto carinhoso de amor que os aquece e revigora para a missão. Maria é a Mãe e o consolo dos sacerdotes que a devem acolher como João na casa de seus corações, "devem venerá-la e amá-la com devoção e culto filial" (Presbyterorum Ordinis, 18).
"Maria, Mãe da Igreja, ajuda-nos a entregar-nos plenamente a Jesus, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e de cruz, quando nossa fé é chamada a amadurecer" (Papa Francisco) "...acolhei desde o princípio os chamados, protegei o seu crescimento, acompanhai na vida e no ministério os filhos vossos, ó Mãe do Sacerdote. Amém." (São João Paulo I, Pastore Dabo Vobis)
Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é associado da Academia Marial de Aparecida e Assessor Eclesiástico Diocesano da Comunicação Institucional da Diocese de Nova Friburgo - RJ
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Maria, mulher da escuta, cristã sinodal!
Neste breve artigo, iremos refletir e meditar sobre alguns aspectos da colaboração de Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, na história da Salvação, na vida e na missão da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.