Por Academia Marial Em Notícias

Milhares de Santuários na Espanha mostram a grande devoção mariana no país

É sabido que a Espanha é um país de arraigada devoção à Mãe de Deus. Pode-se dizer que nesse país em cada paróquia existe um santuário e a maioria deles  dedicada a alguma invocação mariana.

Contar o número destes santuários, é um trabalho árduo. Este grande desafio foi um trabalho realizado, há alguns anos, por Salvador Batalla Gardella, em seu livro  “Santuários, guia de turismo e peregrinação”. O antigo diretor do departamento de Pastoral de Turismo, Santuários e Peregrinações da Conferência Episcopal Espanhola, e do que fez referência CariFilli.es, portal da fundação especializada em Santuários marianos e informação sobre Nossa Senhora, não dá detalhes de sua metodologia, mas apresenta cifras concretas em sua obra.

Assegura que existem por volta de 23 mil paróquias, e mais de 12 mil santuários e ermitas, dos quais, 1.200 estão dedicados a Jesus, quer dizer 10%; por volta de 4.300 a alguma invocação mariana, quer dizer, 35%, e os demais, 6.800, dedicados a diversos santos e santas, o que representa 55%.

Segundo o portal mariano, estas cifras reforçam o caráter local e popular que tem os santuários na Espanha, a imensa maioria deles mantidos pelas associações e confrarias existentes no país europeu. Exemplo disso é a ermita do Rocio (foto acima),situada em Almonte, província de Huelva, onde a cada ano se comemora a tradicional e conhecida Romaria do El Rocío para venerar a Nossa Senhora nesta invocação mariana, peregrinação que está sob a responsabilidade da Irmandade de Almonte.

Precisamente o documento também desenvolve o tema da peregrinação, ressaltando que esta peregrinação, assim seja curta, vai sempre ligada a um santuário. “Não há uma montanha, monte ou colina onde não apareça no horizonte um Santuário, ermita ou capela dedicada a Jesus Cristo, a mãe de Deus, a alguns santos e santas”, destaca Batalla Gardella no livro.

A obra, editada por Edicel, contêm imagens de 670 santuários e ermitas da Espanha que estão organizados por Diocese.

Santuário: Lugar sagrado

De acordo com o Código de Direito Canônico, com o nome de Santuário é designado uma igreja ou um outro lugar sagrado que por sua particular piedade popular recebem numerosos fiéis em peregrinação. O Santuário para que receba o nome de nacional, requer da aprovação da Conferência Episcopal, e o visto bom da Santa Sé para receber o nome de internacional.

view_1_6

Além disso -como sublinha o Código de Direito Canônico-, nos Santuários “se deve proporcionar abundantemente aos fiéis os meios de salvação, pregando com diligência a palavra de Deus e fomentando com esmero a vida litúrgica, principalmente mediante a celebração da Eucaristia e da penitência, e praticando também outras formas provadas de piedade popular”. (GPE/EPC)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.