Por Felipe Pontes Em Notícias

Solenidade da Imaculada Conceição celebrada em todo mundo católico

 

imaculada_site

No dia 08 de dezembro celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora em todo o mundo católico, dentro do tempo do Advento.

O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854: “Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso, e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.

Algumas cidades tem um motivo ainda maior para a celebração, pois tem como padroeira a Virgem Santíssima, dentre elas a arquidiocese de Campinas. A festa este ano traz como tema: “Com Maria construindo a Comunidade Missionária!”, lembrando o espírito missionário da Imaculada Conceição Maria , que é o exemplo de alegria, fé e missionariedade.

Na Catedral Metropolitana de Campinas, a Novena em preparação a essa grande festa começa no dia 29 de novembro, com programação diária até 07 de dezembro. A programação completa você acessa clicando aqui .

Já no dia em que a Arquidiocese de Campinas comemora a Festa de sua Padroeira, 8 de dezembro, a partir das 8h30, acontece a concentração dos fiéis das Paróquias de Campinas, bem como do clero, dos seminaristas e dos religiosos, na Basílica Nossa Senhora do Carmo. A seguir, em procissão, os participantes seguem com destino a Catedral, onde haverá a Missa Solene da Padroeira, presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos, e com a participação do Coral da Arquidiocese que ficará a cargo da animação da celebração.

Também iniciará a novena em honra a Imaculada Conceição uma das paróquias mais antigas de Porto Alegre, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A novena e festa deste ano vem com o tema:  “Maria, cheia de virtudes” e lema: “Ocupai-vos com tudo que é virtuoso”. A programação será iniciada no dia 29 de novembro. Confira toda a  programação aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Pontes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.