É missão dos Santuários promover uma catequese consistente aos milhares de peregrinos que constantemente estão visitando esses espaços sagrados para exercitarem sua fé, por meio de súplica e agradecimentos. Sabemos que há um déficit na formação catequética do nosso povo e isso reforça ainda mais a necessidade deles encontrarem, nesses cantos de devoção, substratos que lhes garantam uma perene vida de fé.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, há mais de 128 anos sob os cuidados pastorais dos Missionários Redentoristas, constantemente se preocupou com esse aspecto, buscando nas pregações, nos encontros com os romeiros ou na ministração dos Sacramentos do Batismo ou Reconciliação, oferecer atualização dos conteúdos da fé, da vida eclesial e, sobretudo, da práxis do Evangelho de Jesus. A medida que esse Santuário Mariano foi ganhando maior relevância e expressão regional, e posteriormente nacional, o dinamismo da catequese também foi sendo aperfeiçoado.
Morro do Cruzeiro
Desde tempos imemoriais a Igreja usa como catequese a meditação da Via-Sacra, que ganha ênfase na Semana Santa. O Morro do Cruzeiro há tempos é bastante visitado, sobretudo porque há uma Via-Sacra que se inicia lá no pé do morro e termina lá no alto onde o peregrino contempla uma espetacular vista do Santuário. Ainda nessa linha da Catequese popular temos o Presépio Permanente do Pe. Ronoaldo Pelaquin, que contempla as principais cenas do mistério da encarnação de Jesus, indo da anunciação do Anjo Gabriel a Maria, até a fuga para o Egito. Já na Cidade do Romeiro temos o Caminho do Rosário, que convida os devotos a se aproximarem dos mistérios da Redenção da humanidade e expressa o carinho que todo fiel nutre por Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa. Nesses três espaços há um belo paisagismo que ajuda o devoto a se aprofundar na fé, e associado às pregações torna sua caminhada mais consistente.
E não para por aí. O Revestimento interno da Basílica Nova conta com uma série de imagens em azulejos, de autoria de Cláudio Pastro, que perpassam a vida da Igreja da Terra e do Céu, na comunhão de homens e mulheres que gastaram suas vidas se conformando a Cristo e lutando por um mundo de harmonia, de paz e libertação. É um convite extraordinário numa cristologia encarnada, revelando em tudo a centralidade de Cristo e a corresponsabilidade de todo o povo de Deus em vida de unidade. A criação ao redor do criador para o louvor e para a continuidade da sua missão aqui na Terra. Atualmente, com o revestimento das Fachadas com cenas Bíblicas em mosaico, potencializamos a Catequese na Igreja a partir de Aparecida. É a Palavra de Deus, nossa primeira fonte inspiradora, irradiando a mensagem salvadora de Jesus a todos que vêm buscar força para suas travessias humanas e espirituais. Todos esses esforços são para que os fiéis venham aqui e retornem para suas casas convictos dessa maravilhosa herança adquirida, uma catequese vivencial, cuja fonte é o próprio Jesus.
Temos a alegria de ter uma parceira fiel que possibilita tudo isso; a Família dos Devotos. Não cansamos de dizer que a primeira catequese que recebemos é em casa, em família, e se somos família então somos responsáveis pela catequese do nosso povo também. Por isso, obrigado a você que é Família dos Devotos, sinta-se orgulhoso por ser parte responsável dessa missão evangelizadora. Sua fidelidade tem ajudado a fortalecer os vínculos de fé, de vida e santidade em todos os peregrinos que vêm até a Casa de Nossa Senhora. Continue nos ajudando e permaneceremos irradiando a mensagem catequética de Jesus por todos os rincões, seja pela Revista de Aparecida, seja pela Rede Aparecida de Comunicação. Onde existir um fiel da Família dos Devotos haverá uma grande possibilidade de expandir a evangelização e fortalecer o amor e a devoção a nossa Querida Mãe, Nossa Senhora Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.