O que se requer para criar a sinodalidade? O objetivo de um sínodo é o discernimento comunitário à luz do Espírito Santo. Todos os membros da Igreja são responsáveis por amadurecer as escolhas e planejar o caminho comum a percorrer. O discernimento vai requerer dos participantes do Sínodo: maturidade humana, capacidade de ler os sinais dos tempos, afinidade com a missão evangelizadora da Igreja, vida interior, espiritualidade alimentada pela Palavra de Deus e sobretudo atitude fraterna de escuta.
No processo sinodal que nos é proposto pelo Papa Francisco não pode faltar a escuta. Escutar a Deus, seu Espírito Santo que inspira os batizados. Escutar o Povo de Deus. Uns escutando os outros e todos escutando o Espírito Santo.
Uma Igreja Sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que “escutar é mais que ouvir” (EG 171). É uma escuta recíproca, onde cada um tem algo a aprender.
O Papa Francisco lembra que, animados por seus pastores, todos na Igreja são chamados, em todo tempo e circunstância, a ouvir uns aos outros, em especial ouvir o clamor dos pobres (cf. EG 191). É preciso escutar o Povo! Em especial os que estão nas periferias existenciais. Não pode haver comunhão e participação na vida das famílias, na vida das comunidades e também na vida da Igreja sem essa atitude de escuta.
Escutar para conhecer, melhor servir e amar, esse é o valor humano da escuta.
Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a escutar. Ela que escutava a Palavra e guardava tudo, meditando em seu coração.
Escute o chamado da Mãe Aparecida e participe da Família dos Devotos!
Ajude a Obra Evangelizadora da Casa da Mãe Aparecida!
Primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade é preparada em Roma
A Igreja prepara-se para a realização da primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que acontecerá de 4 a 29 de outubro. Os trabalhos serão realizados na Sala Paulo VI, no Vaticano, e contará com a presença de mais de 360 representantes de diversos lugares do mundo, entre eles, 12 brasileiros.
Vocação da Família e a construção da Sinodalidade na Igreja
É o tempo da Sinodalidade. Pensar uma Igreja Sinodal, é pensar na família. Ela é, por excelência, o lugar da escuta e ajuda (cf. AL 137), onde se pensam as realidades concretas e existenciais.
Caminhamos juntos!
Aqui no Santuário, avançamos na missão de evangelizar caminhando diariamente com os projetos, que são mantidos pela generosidade dos devotos missionários, fiéis colaboradores da Família dos Devotos.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.