Na raiz da fé cristã, Maria, virgem e Mãe, é quem alicerça nossa esperança. É por meio de seu “sim” que experienciamos a verdadeira devoção e a entrega a Deus. É Maria, como Mãe de Deus, quem nos apresenta ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Conforme nos diz o Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Mulieris dignitatem: “quando Maria responde às palavras do mensageiro celeste com o seu ‘fiat’, a ‘cheia de graça’ sente necessidade de exprimir sua relação pessoal, a respeito do dom que lhe foi revelado, dizendo: ‘Eis a serva do Senhor’ (Lc 1,38)”.
“A ‘fé sincera’ passa da mãe aos filhos e netos, como realmente se verificou na casa de Timóteo (cf. 2Tm 1,5)”, reforça São João Paulo II em sua Carta Apostólica. Muitos de nós devemos nossa devoção e fé a nossa mãe, pois vem dela nossa tradição e vontade de orar nos diversos momentos do dia, inclusive, na oração do Santo Terço.
Rezar o terço é uma demonstração de fé e de devoção mariana que nos convida a meditar os mistérios da vida de Cristo. Ao estimular as crianças a participarem dos momentos de oração, as mães estão evangelizando seus filhos e mostrando a eles o caminho que, futuramente, poderão trilhar sozinhos.
“Cada pessoa humana deve a vida a uma mãe, e quase sempre lhe deve muito da própria existência sucessiva, da formação humana e espiritual”, disse o Papa Francisco durante a Audiência Geral do dia 7 de janeiro de 2015.
Uma oração passada da mãe para o filho

Esta é uma realidade compartilhada por muitos homens do terço, como é o caso de Manoel Félix de Souza, que participa do grupo do Terço dos Homens do Jardim Brasília, na cidade de São Paulo (SP). “Eu lembro bem de ‘eu’ moleque, ela falava muito de Nossa Senhora, e ela contava tudo pra gente, da importância da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, o que representava na vida de cada um de nós, da família”, relembra Manoel.
“Do jeito dela, ela nos ensinava a rezar pra dormir, quando terminava de comer, a gente rezava do jeito que a gente sabia, do jeito que ela ensinou. Hoje, só aqui na paróquia de São José, eu estou há mais de 30 anos, até hoje estamos na caminhada [de fé], graças a Deus”, continua o devoto de Nossa Senhora, ao contar como sua mãe o inspira até hoje a continuar em sua jornada de oração.
A exemplo de sua mãe, Manoel conta como mantém a fé viva em sua casa, tendo passado a missão evangelizadora adiante, para seus filhos e netos: “Tenho duas filhas maravilhosas, que são focadas na Igreja, tenho também netos que são atuantes na Igreja”, conclui.
Sobre sua caminhada no Terço dos Homens, Manoel conta como é para ele fazer parte do movimento e ver tanta devoção junta ao meditar o Santo Terço. “Faço parte do grupo do Terço dos Homens há 16 anos, na nossa paróquia São José, aqui no Jardim Brasília. Graças a Deus foi uma bênção na vida de cada um de nós o Terço dos Homens. Lembro muito bem no dia em que nosso pároco resolveu implantar o Terço dos Homens na nossa paróquia, ele foi bem aceito por todos, graças a Deus foi uma bênção”, exclama ele, realizado em fazer parte dessa história.
Ao falar sobre o grupo, o devoto não se esquece do coordenador que, segundo ele, atua fortemente para o crescimento do movimento. “O Minelvino tomou conta, ele ficou como coordenador e ele soube conduzir muito bem, graças a Deus. O Minelvino é fora de série, como coordenador do Terço ele é uma pessoa muito sábia, se preocupa muito, sempre está procurando as pessoas para vir mais um para o terço. Então hoje ele corre muito para todos os lados, para todas as paróquias da nossa diocese”, explica ele.
“O Terço foi uma bênção de Deus na vida de cada um de nós, só tenho a agradecer a Deus por tudo!”, finaliza Manoel.
“Queridas mães, obrigado, obrigado por aquilo que são na família, à Igreja e ao mundo”, finaliza o Papa Francisco se direcionando a todas as mães do mundo, em sua Audiência Geral do dia 7 de janeiro de 2015.
Terço dos Homens do Jardim Brasília

Para o coordenador do Terço dos Homens do Jardim Brasília, da cidade de São Paulo (SP), Minelvino Teixeira Neto, “é um desafio [estar à frente do Terço], temos que ser muito zelosos e atenciosos e estar sempre atentos às necessidades de nossos irmãos, no acolhimento e também saber ouvir aqueles que ainda não têm uma caminhada”, conta ele.
O grupo, que tem como guia espiritual o pároco da paróquia São José, da Diocese de São Miguel, Pe. José Hunaldo Feitosa, se reúne todas as quintas-feiras, às 20h, no endereço Rua Cânfora, 60, Jardim Brasília, São Paulo, SP.
Para aqueles que desejam fazer parte de um grupo do Terço dos Homens, Minelvino faz um convite muito especial: “o Terço dos Homens é uma bênção para as famílias. Se você nunca participou e tem vontade de fazer parte desta família, não perca tempo, procure a igreja mais próxima de sua casa onde existe um grupo de terço dos homens e participe, você verá as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora na sua vida e de sua família”, finaliza.
Homens do Terço vivenciam o Advento e o Natal com seus grupos
No Advento e Natal, grupos do Terço dos Homens vivem a fé com oração, novenas e solidariedade, preparando-se para acolher Jesus.
Terço dos Homens: um chamado à contemplação do Rosário
A oração do Terço fortalece a vida dos homens que participam do grupo de Terço dos Homens de Ivaí (PR), que há 12 anos rezam juntos.
Terço dos Homens oferta alimentos durante gesto concreto no 3º dia da Novena da Padroeira
No 3º dia da Novena da Padroeira do Brasil, o Terço dos Homens da cidade de Aparecida (SP), marca presença no momento da entrega do gesto concreto.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.