Por Felipe Koller
“Toda a terra de Israel se regozijou com essa notícia”, diz um texto do século VII, conhecido como Evangelho do Pseudo-Mateus, quando conta que Ana e Joaquim descobriram que o Senhor os havia tirado da esterilidade e que eles se tornariam pais de uma menina. Com o nascimento de Maria, torna-se iminente a plenitude dos tempos, quando a Palavra de Deus se fará carne e morará no meio de nós (cf. Jo 1,14).
Sim, em uma linguagem poética, é todo o Israel que se alegra, porque é ela, Maria, “o verdadeiro Israel, em quem a Antiga e a Nova Aliança, Israel e a Igreja, são uma coisa só, inseparável”, afirmou Joseph Ratzinger. Por isso, na iconografia da natividade da Virgem, algumas mulheres oferecem presentes à sua mãe: é um símbolo do povo de Deus que se sente responsável por cooperar com o sustento daquela que lhe gerará o Salvador. É toda a humanidade que, em Maria, é terra boa onde cai a semente do Verbo de Deus.
É uma cena cheia de uma serena expectativa, que revela a mão do Senhor tecendo mais um passo da história da salvação. Dito de outro modo, é um ícone que desvela que a história de cada um de nós é iluminada pelo olhar amoroso de Deus, mesmo que só muito mais tarde cheguemos a compreender algo dos seus desígnios em nossa vida. Ele, o Senhor, olhou para a pequenez da jovem de Nazaré (cf. Lc 1,48) não apenas quando da anunciação pelo anjo, mas desde o primeiro momento de sua existência.
A ressurreição do Senhor
Maria Madalena no jardim da ressurreição, a samaritana junto ao poço e a protagonista do Cântico dos Cânticos são todas anunciadoras do mesmo mistério: o amor é mais forte (cf. Ct 8,6).
A descida aos infernos
Jesus assumiu plenamente nossa condição de finitude: vivendo a morte como testemunho de amor, iluminou-a por dentro e tirou-nos do seu poderio.
A paixão de Jesus
Numa queda vertiginosa, Jesus entra na morte; contrariando todas as expectativas, nos salva abraçando a fragilidade e não exibindo sua força.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.