Aprendizado e união com o Santo Rosário
Comunidades da Diocese de São José dos Campos (SP) praticam a caridade e a espiritualidade com fé em Maria.

O aprendizado com as diversas comunidades por meio da devoção do Terço dos Homens é um dos fatores mais marcantes dos grupos da Diocese de São José dos Campos (SP), que demonstram a reflexão de São João Evangelista: “Mas se caminhamos na luz, como Ele pró- prio está na luz, estamos em comunhão uns com os outros” (1Jo 7).
O vice-coordenador do Terço dos Homens da Diocese, Rossano Marello, 65, conta que a missão de coordenar os grupos diocesanos é, sobretudo, uma tarefa de propagar a vida de Jesus por meio de um movimento mariano. “O objetivo maior do Terço dos Homens é evangelizar. É levar a Palavra de Deus através do Terço rezado para as famílias, pelos homens”, relata.
“Não somos estáticos. O mais importante é levar o Evangelho. De que forma? Rezando o terço” Rossano Marello, Vice-coordenador do Terço dos Homens da Diocese de São José dos Campos (SP)
Na Diocese, o trabalho de coordenação, que conta com a direção espiritual do Pe. Carlos Raimundo Barbosa e comando de Paulo Marinho, tem dado frutos a partir da relação interparoquial dos grupos e da formação oferecida às igrejas da Diocese.
Além da prática dos homens do Terço de rezarem fora de suas próprias comunidades em dias da semana diferentes, a troca de conhecimento a partir das peregrinações entre as diferentes paróquias tem sido essencial para o aprofundamento da devoção.
Rossano também afirma que isso é uma das razões para a assiduidade elevada dos grupos. “É como se fosse jogo de futebol. Hoje é quarta-feira, tem jogo (...) mas, primeiro eu vou rezar o terço, depois vou ver o jogo”, conta.
Além disso, os diversos grupos da Diocese ainda respondem ao pedido de Jesus - “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37) - por meio da caridade, com jantares beneficentes, com doação de cestas básicas, além da reza dentro e fora de hospitais. Rossano se alegra pelo dinamismo que o trabalho de coordenação pode proporcionar à Diocese.
A devoção à Santíssima Mãe de Deus e a escuta do Evangelho por meio do Terço dos Homens podem ser aprofundados na Paróquia Santo Agostinho, no Bairro Urbanova, em São José dos Campos, nas segundas-feiras às 20h e também nas outras 46 paróquias da Diocese de São José dos Campos.
Você também pode contar a história do Terço dos Homens da sua cidade na Revista de Aparecida. Envie sua foto e seu relato para:
• E-mail: devotos@santuarionacional.com
• Caixa Postal: 41 - Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Família dos Devotos
CEP 12570-970 – Aparecida (SP)

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus
Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade. O grupo tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade.

Dom Gil Antônio Moreira e Terço dos Homens: “Um movimento oracional e evangelizador”
"A partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres", afirma Dom Gil.

Terço dos Homens: Em constante caminhada com o Rosário
Recorrer às comunidades e atrair fiéis para a oração do Santo Rosário são ações que fazem parte do carisma evangelizador de um dos grupos do Terço dos Homens de Ponte Nova, na Região da Mata de Minas Gerais.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.