Revista de Aparecida

Carlo Acutis, um millennial nos altares

Paixão por carros, tecnologia e fé marcaram a vida de um dos mais jovens santos da Igreja Católica. Entre suas devoções mais fortes, a Eucaristia e a Virgem Maria.

Escrito por Victor Hugo Barros

05 SET 2025 - 09H29 (Atualizada em 10 SET 2025 - 14H13)

Calça jeans, moletom e um tênis esportivo. Roupas comuns para adolescentes. As mesmas vestes revestem o corpo de Carlo Acutis, que será canonizado no próximo dia 07 de setembro pelo Papa Leão XIV. Nascido em 1991, na Inglaterra, o jovem morreu em 2006, na Itália, vitimado por uma leucemia.

Wikimedia Commons Wikimedia Commons Corpo de Carlo Acutis exposto no Santuário da Espoliação, em Assis

Quem visita o Santuário da Espoliação, em Assis, na Itália, pode ver de perto as relíquias do santo, expostas em uma urna de mármore e vidro. À primeira vista, aquele pode parecer um jovem normal, reflexo de sua vida. Aqueles que conhecem de perto a história de Carlo garantem que ele pouco se diferenciava, ao menos exteriormente, dos outros adolescentes de sua idade.

Gostava de estar em grupo, gostava de estudar, gostava de esporte. Tinha uma vida dentro dos padrões daquilo que nós entendemos como sendo o convencional”, conta o padre Fábio Vieira, sacerdote amigo da família Acutis. O diferencial foi se construindo porque o Carlo acolheu o extraordinário para agir no seu ordinário. Foi o caminho de santidade que ele fez”.

Victor Hugo Barros Victor Hugo Barros Relicário com o coração de Carlo Acutis será usado na cerimônia de canonização

Fé e tecnologia

A afirmação do religioso é confirmada por Federico Oldani, engenheiro espacial e amigo de infância do futuro santo. “Carlo e eu descobrimos uma grande paixão em comum por carros esportivos, assim nos tornamos confidentes”, recorda ao falar sobre a juventude, quando compartilhava também com Carlo o amor pelos videogames.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal Carlo Acutis (o segundo da esquerda para direita) no aniversário de Federico Oldani (sentado ao centro)

Foi ele um dos primeiros a ver o site que o futuro santo desenvolveu, apresentando os milagres eucarísticos.

Ativo até hoje, o espaço na web foi criado pelo novo santo entre 2002 e 2005 para divulgar a fé na Eucaristia. Assim, pôde unir seu amor a Deus e à tecnologia.

“Graças a Carlo, depois me apaixonei pela informática, visto que ficava fascinado pelo seu grande conhecimento neste âmbito, confessa Oldani.



Associazione Carlo Acutis  Associazione Carlo Acutis Carlo Acutis (de moletom preto) jogando futebol com amigos. Entre eles, Oldani (abraçado ao novo santo).

A Eucaristia e o terço, autoestrada e escada para o céu

As amizades de Acutis não se limitavam apenas aos colegas de escola. “Ele elegeu os pastorinhos de Fátima como seus melhores amigos”, garante padre Fábio.

A escolha demonstra bem a devoção mariana do novo santo. “Carlo amou muito Nossa Senhora e ele traduziu isso pela récita do terço. A sua oração predileta, depois da missa, era o terço”, contextualiza o sacerdote.

Duas frases do jovem atestam esta realidade. “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu”, dizia. Afirmava também que “o terço é a escada mais curta para o céu”.

Reprodução - Facebook Reprodução - Facebook Carlo Acutis como peregrino no Santuário de Fátima, em Portugal

“O segredo do Carlo era o seu amor profundo pelo céu”, garante padre Fábio. Esse amor fez com que Carlo elaborasse um projeto de vida ainda na infância. “Nós temos uma criança que, aos sete anos, diz: ‘O meu projeto de vida é estar sempre unido a Jesus’, completa o sacerdote.

Com a canonização, a Igreja atesta, oficialmente, que Carlo está no céu e intercede junto a Deus. Será a proclamação oficial de uma certeza compartilhada há muitos anos por quem o conheceu. “Quando rezo, faço sempre pensando nele”, finaliza Federico.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...