A convocação de nosso amado Papa Francisco é para que possamos nos aproximar ainda mais das nossas raízes.
Convocado por nosso amado Papa Francisco, a partir do tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo contribui para que o Povo de Deus deixe-se guiar, cada vez mais, pelo Espírito Santo, exercitando o diálogo, a unidade tecida nas diferenças e a capacidade para escutar.
Assim, a Igreja revisita suas origens - povo de Deus que caminha unido - para dar novos passos neste terceiro milênio. Cada instância eclesial é convocada a ser expressão de sinodalidade, e a CNBB, ao celebrar seus 70 anos, renova seu compromisso de ser sempre, e cada vez mais, instrumento de comunhão, de participação, no horizonte da missão.
A CNBB não é simplesmente um grupo, uma confraria, mas expressão da colegialidade do episcopado brasileiro, a serviço da unidade, em inegociável sintonia com o magistério do Papa. Para além dos limites geográficos de cada diocese, das distâncias deste Brasil-continente, a CNBB é uma expressão da sinodalidade da Igreja, congregando ainda muitos evangelizadores leigos e consagrados, em comissões, assessorias, organismos. Essa realidade sinodal é reconhecida ao contemplar a história da Conferência Episcopal e os novos passos dados pelo episcopado brasileiro, em profunda sintonia com o magistério do Papa Francisco.
Importante lembrar que nas primeiras comunidades cristãs, conforme narram os Atos dos Apóstolos, todos partilhavam tudo, em um profundo sentido de corresponsabilidade em relação à vida comunitária. A convocação de nosso amado Papa Francisco é para que possamos nos aproximar ainda mais das nossas raízes, todos protagonistas, uns dedicando-se a cuidar dos outros, fraternalmente, para consolidar sempre mais um só povo, que caminha unido nesta terra, semeando os valores do Evangelho, na peregrinação que leva cada um ao Reino de Deus.
Os próximos passos de uma caminhada conjunta
A Igreja Católica já está envolvida nos preparativos da segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, agendada para acontecer no Vaticano, em outubro de 2024.
Primeira sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade chega ao fim com apelo “à conversão pastoral e missionária”
Encontro, que contou com representantes de todo o mundo, inclusive do Brasil, foi avaliado de forma positiva. Agora, a expectativa para a segunda sessão em outubro de 2024.
EXCLUSIVO: Entrevista com o relator-geral do Sínodo sobre a Sinodalidade
Para entender os detalhes do Sínodo sobre a Sinodalidade, a Revista de Aparecida conversou com exclusividade com o relator-geral do Sínodo sobre a Sinodalidade, Cardeal Jean-Claude Hollerich.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.