Revista de Aparecida

Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida!

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

30 MAI 2025 - 07H00 (Atualizada em 06 JUN 2025 - 14H00)

O tema da Novena destaca que é na companhia de Maria que aprendemos a conhecer Jesus e a cuidar da vida. Também por isso a Novena de 2025 tem dois polos fundamentais e interligados entre si: o polo cristológico — que enfatiza a fé em Jesus Cristo — e o polo sobre a vida humana — que indica a proteção e a defesa da vida como postura imediata de quem aprendeu a ser um verdadeiro discípulo de Jesus de Nazaré.

Nossa Senhora é a Mãe da Esperança por dois motivos principais. O primeiro diz respeito ao convite que Maria nos dirige para conhecer seu Filho Jesus do jeito que ela conheceu. O segundo motivo, pelo qual Maria é a Mãe da Esperança, é porque ela nos incentiva num caminho de discipulado que nos leva a cuidar da vida humana em todas as suas dimensões. Nossa Senhora indica quem é Jesus e, ao mesmo tempo, nos encoraja a proteger e a defender a vida.

A Novena da Padroeira apresenta Nossa Senhora como uma grande catequista. Não nos esqueçamos: é também com Maria que o próprio Jesus vai descobrindo o mistério de Deus que está dentro dele. É com Maria que experimentamos a ternura de Deus presente na vida de seu Filho Jesus.

Leia MaisNovena da Padroeira 2025 é convite a conhecer Jesus e cuidar da vidaVidas humanas importam para Deus

Nos dois primeiros dias da Novena, como uma verdadeira catequista, Nossa Senhora nos introduz no mistério divino: Jesus é a Revelação plena de um Deus que se dignou assumir nossa humanidade, porque o mundo criado e a vida são sagrados.

Vidas humanas importam para Deus porque o próprio Deus criador é capaz de encarnar-se, assumindo pra valer a condição e a fragilidade humanas.

O terceiro, o quarto e o quinto dias da Novena apresentam três valores essenciais da fé cristã: a Palavra de Deus, o sacramento do perdão e a Eucaristia. Acolher a Palavra de Deus como presença real de Jesus, celebrar a reconciliação e viver a Eucaristia são características que estão na identidade do Santuário de Aparecida. A Novena quer ser mais uma oportunidade para que os devotos de Nossa Senhora recebam a misericórdia e as indulgências do Ano Jubilar.

No dia do Nascituro, quando celebramos a vida daquele que há de nascer, a Novena da Padroeira quer destacar que a vida humana é dom sagrado de Deus. Se a fé cristã nos ensina que nós somos de Deus e a Ele pertencemos, com Maria aprendemos a cuidar da vida humana, desde a concepção até à morte natural.

Inspirados pelas belíssimas imagens bíblicas do magnificat e das bem-aventuranças, o sétimo e o oitavo dias da Novena destacam o caminho de vida, de justiça, e de paz de uma nova humanidade. Em Cristo, o “Homem Novo”, somos todos bem-aventurados e felizes (cf. Lc 1,49)

A Família dos Devotos celebra a Esperança do Ano Santo

Antes de terminar a Novena, o último dia quer lembrar a todos nós, que fazemos parte da Família dos Devotos, que a esperança não engana, não confunde, nem decepciona. Somos Peregrinos da Esperança… Somos devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Mãe da Esperança de toda a Igreja… Amamos a Mãe de Deus e nossa!

A Novena de 2025 oferece a oportunidade de revisitar ensinamentos indispensáveis da catequese fundamental, sempre válida e atual para todo cristão. FÉ e VIDA são os dois núcleos essenciais desse itinerário catequético por meio do qual, acompanhados por Nossa Senhora, nossa Dulcíssima Esperança, encontramos o caminho do seguimento de Jesus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...