Os olhos do mundo se voltam para o Vaticano nesta quarta-feira (07). A data marca o início do Conclave, cerimônia onde acontece a votação que vai eleger o 267º Papa da Igreja Católica.
A primeira atividade do dia é a Missa pro eligendo Romano Pontifice – pela eleição do Romano Pontífice. A Eucaristia, rezada às 10h locais (5h de Brasília), será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Dom Giovanni Battista Re, e concelebrada pelos cardeais.
A celebração possui simbolismos que recordam o processo de escolha do pontífice e a missão do Colégio de Cardeais dentro do Conclave.
Mitra pinha
Também chamada de mitra simples cardinalícia, é usada em celebrações oficiais que reúnem o Colégio. É feita de tecido adamascado, onde está desenhado uma pinha, como sugere seu nome.
Originalmente o sinal da pinha remonta ao Império Romano. Agora, representa o Sacro Colégio, recordando que cada parte – cada cardeal – deve estar unida às outras partes para formar só uma pinha. Sinaliza a unidade dos cardeais em torno do Papa.
Apresenta ainda duas faixas como as mitras tradicionais, chamadas de ínfulas. Em suas pontas, linhas vermelhas sinalizam a cor que, tradicionalmente, representa os cardeais.
Casulas vermelhas
A grande veste que reveste os cardeais concelebrantes é chamada de casula. Especificamente para a “pro eligendo”, é utilizada na cor vermelha.
Em dias anteriores, a cor simbolizava o luto dos prelados pela morte do pontífice. Por este motivo, eram utilizadas nas celebrações dos Novendiales – nove dias de oração em sufrágio da alma do Papa morto.
Nesta celebração, recorda o Espírito Santo, assim como na solenidade de Pentecostes. A cor vermelha evoca as línguas de fogo, narradas pela Bíblia (At 2,1-13), como sinal do Espírito Santo, que guia os cardeais na escolha de um novo pontífice.
Orações
As orações da missa rezam especificamente pela escolha do novo Papa. Para isto, a chamada oração coleta, que abre a celebração, pede a Deus “um pastor (...) agradável pela Santidade de vida, vigilante e zeloso” com a Igreja e os fiéis.
Os cânticos e leituras recordam a escolha de profetas para o serviço a Deus (Is 61,1-3a.6a.8b-9) e a necessidade da caridade para a edificação da Igreja (Ef 4,11-16). O Evangelho, retirado do livro de São João (15,9-17), recorda o mandamento do amor e a escolha por parte de Deus, recordando que é Ele quem guia a Igreja.
Preparativos
Após a celebração, os cardeais retornam para a Casa Santa Marta, onde almoçam. Saem de lá às 15h45 locais (10h45 de Brasília), onde seguem para a Capela Sistina, onde acontecem as votações do Conclave.
Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV
Presentes retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida e foram entregues em Audiência na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas
Aproveitando o período do Advento, os religiosos vêm ao Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam.
Festejar a Padroeira do Brasil em sua Casa: uma peregrinação que muda vidas
Dia 12 de outubro de 2025, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia da Padroeira do Brasil, dia também de prestar homenagens àquela que nos acolhe e cobre com seu manto, intercedendo por nós a cada passo que damos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.