Por João Pedro Ribeiro Em Revista de Aparecida

Contemplação, doação e fraternidade com o Terço dos Homens

Movimento Mariano em Manhuaçu (MG) desperta vida de oração e união entre os fiéis


Acervo pessoal
Acervo pessoal
Terço dos Homens da Paróquia São Lourenço, de Manhuaçu (MG)

“Ó, vem conosco, vem caminhar, Santa Maria, vem!” A invocação a Nossa Senhora para que caminhe em união com a humanidade rumo à Redenção de Jesus Cristo é o modo como os homens do terço do grupo “Devoção a Nossa Senhora das Graças”, na cidade de Manhuaçu (MG), iniciam suas reuniões.

A Paróquia São Lourenço, que tem como pároco o Pe. Carlos Roberto Autoé, SDN, congrega os homens há 12 anos e tem como coordenador Carlos Roberto Lacerda, que conta como os encontros funcionam. “Depois de cantar ‘Pelas estradas da vida’, começamos a celebração, e todos acompanham com um livrinho. Seguimos com a oração pelo Terço dos Homens e cantamos ‘Vem, Espírito Santo, vem”, relata. Depois, os membros fazem suas próprias intenções, oferecem o Terço e iniciam a oração com o Sinal da Santa Cruz. Depois da Salve Rainha, ao término do Terço, os homens rezam ainda uma oração a São José, seguida pela Consagração a Nossa Senhora ou uma oração vocacional.

Carlos Roberto alegra-se com o espírito fraterno que os homens de seu grupo partilham. “Nós sempre pedimos intenções pelas pessoas doentes no nosso Terço. Se algum irmão nosso sabe que o outro está doente ou acamado, a gente faz uma visita. Um faz um cafezinho, outro faz um bolo”, comenta. De acordo com o coordenador, os homens também se reúnem para a doação de cestas básicas para membros da comunidade que estejam necessitados de ajuda. Outro fato que o motiva é o grupo ter começado a reunir-se com 11 pessoas, ainda em 2011, e hoje contar com aproximadamente 100 fiéis reunidos semanalmente ao redor da oração do Rosário.

A força resgatadora do Terço dos Homens presente ao longo do Brasil não deixa de se manifestar no território diocesano que abrange Manhuaçu. “Na Diocese de Caratinga, a gente tem visto muitos homens resgatados no terço”, conta Carlos. Além das visitas promovidas a outros grupos do Movimento Mariano que comemoram seus aniversários, o coordenador afirma que as Romarias Nacionais do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida são ansiosamente aguardadas e planejadas, desde o anúncio inicial da data do ano seguinte. “A gente sempre leva um ônibus, e é só pra levar o pessoal do Terço. A gente procura levar o pessoal do Terço e a nossa ligação com Aparecida é sempre com nossas romarias”, garante. Por fim, Carlos comunica sua alegria por participar do Movimento em sua cidade. “É uma coisa muito boa”, conclui.

Os homens da cidade de Manhuaçu (MG) que desejam caminhar com a Santíssima Virgem Maria rumo a Jesus com as simples contas do Rosário têm a oportunidade de reunir-se na Paróquia São Lourenço, às terças-feiras, após a Santa Missa das 18h10.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Ribeiro, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...