Que luz é a Bíblia da Fachada Leste para nós: se é grande nosso pecado, “a graça transbordou” (Rm 5,20)!
Retrata-nos, já nos inícios, recusando Deus, pondo-nos em seu lugar: “no dia em que comerdes da árvore, sereis como Deus” (Gn 3,5).
Mostra Babel, conquistar o céu com nossas forças, pôr-nos no lugar de Deus. Fracassamos nós-construtores da Torre com ambos os pés marchando um para o outro, em busca de nós mesmos. Rompido com Deus, Caim assassina o irmão Abel. O dilúvio mostra a maldade reinando na humanidade.
Mas, o ponto mais alto da Fachada é a Transfiguração de Jesus. Em Adão e Eva, Deus nos propõe: “façamos o ser humano...”: vocês aceitam a parceria de se fazerem imagem minha?, o que recusamos.
Jesus-Deus, assumindo também nossa condição humana, transfigurado, é o sonho do Pai: “este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!”, sobretudo na paixão e cruz. Já igualmente “revestidos de glória”, Moisés e Elias conversam com Jesus “sobre a morte, que iria sofrer em Jerusalém” (Lc 9,35.31).
Ali, “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação... a Cabeça do corpo, que é a Igreja” (Cl 1,15.18). Podemos nos dar o mais espetacular fecho de vida: buscar nossa Transfiguração, escutando Jesus, em vital união com Ele, como membros ligados à Cabeça!
Exigente para o Primogênito, dramático para nós! Surge do céu um grande sinal, uma mulher grávida, vestida de sol, de Deus. É a Igreja e particularmente Maria, quem mais viveu a Igreja. Pronta a dar à luz o Primogênito, e a nós, os demais filhos e filhas.
Vem outro sinal, um dragão vermelho pronto a devorar o filho da mulher tão logo nascesse. É a luta de quem se decide pelo Transfigurado. Romper com o dragão e seus anjos, com a maldade que se endeusa na fome insaciável de sangue, de vida do próximo desprotegido.
Nessa Fachada, a porta central do Santuário, de cada lado, tem as letras Ômega e Alfa, nessa sequência. Jesus diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim” (Ap 22,13). Mas, a Fachada ensina que é Jesus-Fim-Ômega, o Transfigurado, que ilumina o Jesus-Começo-Alfa, e nos dá entendê-Lo em toda a sua vida, missão e proposta de vida que nos faz.
Ao entrarmos em sua casa, a Mulher vestida de sol nos ilumine, nos faça ver e nos apaixonar mais que por ela, pelo Sol que a reveste e sonha revestir a todos nós!
O rico e o pobre Lázaro (Lc 18, 19-31)
Explicação sobre a cena "O rico e o pobre Lázaro", feita por: Pe. Domingos Sávio, C. Ss. R.
De que nação for, Deus aceita quem o teme, praticando a justiça (At 10)
Reflexão bíblica do padre Domingos Sávio, C. Ss. R. sobre a cena de Cornélio na Fachada Oeste.
Cura do paralítico (At 3,1-26)
Um “aleijado de nascença” pede esmola à porta do templo aos discípulos Pedro e João. Pedro lhe diz: “Prata e ouro não tenho, mas o que tenho te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, caminha!”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.