Abaixo do mosaico de Deus tapando os olhos de Moisés, temos outra imagem no centro da Fachada Norte: o Ancião de dias, sentado no trono e rodeado por Quatro Seres Vivos sob forma de leão, touro, águia e ser humano.
Imagem do livro de Daniel, retomada pelo Apocalipse: em 4,2.6-8, por exemplo, o Ancião é “aquele que vive pelos séculos dos séculos” (v.10s). É a liturgia celeste, após a vitória final de Deus sobre toda iniquidade da História. O Ancião é o Pai e, sentado no trono, é o Senhor único e absoluto de tudo. Essa cena, na Fachada, tem um enriquecimento espetacular. O Pai entronizado tem no colo – tão centrado como Ele mesmo na Fachada – o Cordeiro imolado, ladeado das duas letras gregas que o definem: Alfa e Ômega. Realce a Jesus em sua vida-missão encarnada, sobretudo na paixão e morte. A vitória do Pai é igualmente de Jesus.
Os quatro seres vivos ao redor dos Entronizados, são a inteira criação que, libertada, canta gratidão, louvor a Quem também dela é Senhor absoluto, “vós sois digno, ó Senhor e nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criastes todas as coisas, e por vossa vontade foram criadas e subsistem” (v.11).
A História teve um Alfa, um início, sobretudo a partir de Jesus, e em vista d’Ele. E tem agora também seu fecho, um Ômega. Jesus, em sua trajetória encarnada, fez esse itinerário vital, mas como Primogênito. Ele inaugura e abre esse caminho de vida a quem quiser segui-Lo.
O ícone da Fachada não retrata, mas supõe a inteira proposta do Apocalipse: 24 entronizados ao redor do trono do Ancião (e do Cordeiro): os 12 patriarcas do Antigo Testamento, e com eles suas tribos, o inteiro Povo, e os 12 apóstolos e toda a comunidade dos seguidores do Cordeiro (cf. Ap 7,4-9) que “gritavam bem forte: ‘a salvação pertence a nosso Deus, que está sentado no trono e ao Cordeiro!’”.
O que lhe diz o Cordeiro imolado no colo do Pai sentado no trono?
Deus tapa os olhos de Moisés
Moisés pede que Deus Se revele a ele, mostre-lhe a face, o que é impossível a peregrinos na terra. Será até plenamente possível, mas na eternidade.
O rico e o pobre Lázaro (Lc 18, 19-31)
Explicação sobre a cena "O rico e o pobre Lázaro", feita por: Pe. Domingos Sávio, C. Ss. R.
De que nação for, Deus aceita quem o teme, praticando a justiça (At 10)
Reflexão bíblica do padre Domingos Sávio, C. Ss. R. sobre a cena de Cornélio na Fachada Oeste.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.