Revista de Aparecida

De pai para filhos, a oração que une gerações

No Terço dos Homens, pais ensinam aos filhos o valor da fé compartilhada

Escrito por Revista de Aparecida

28 JUL 2025 - 07H00 (Atualizada em 08 AGO 2025 - 11H49)

Pascom - Paróquia São Rafael Arcanjo - RJ

Texto por: Julia Silveira – Sob supervisão de Tatiane Carvalho

Durante a Audiência Geral no dia 11 de janeiro de 2024, o Papa Francisco nos fala sobre como rezar o Terço parece pouco aos olhos dos homens, mas é muito aos olhos de Deus se feito com fidelidade no tempo, com fé e com fervor e em espírito de comunhão entre vocês”.

Paulo Cesar dos Santos, de Mesquita (RJ), vive isso na prática participando de dois grupos do Terço dos Homens, um em Mesquita, na Paróquia de São José Operário, e outro, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), na paróquia São Rafael Arcanjo. Em espírito de comunhão, como o próprio Papa aconselha, Paulo leva seus filhos, Luiz e Eron, para essa “experiência maravilhosa”, explica o pai.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal Paulo César com seus filhos, Luiz e Eron, durante encontro do terço.

Ele ressalta a importância de ter esse momento com seus filhos, para que eles “vivam de acordo com a vontade de Deus”, enfatizando como “é lindo ver os filhos que eram levados pelo pai, agora levarem seus pais para o terço”.

Eron Felipe de Souza Santos, 17, conta como decidiu se juntar ao seu pai nas noites de terço. “Ele não me convidou. Ele estava indo e eu senti no meu coração um chamado para ir com ele, eu tinha 9 anos e foi um dos melhores momentos da minha vida”, ressalta o filho mais novo.

Eron afirma que “é como se naquele momento o Espírito Santo tocasse cada um de nós. É um momento de reflexão sobre nossa fé e nosso amor um pelo outro e por Maria”.

O segundo filho de Paulo, Luiz Guilherme dos Santos, 19, comenta como compartilhar um momento de oração com seu pai se torna uma experiência especial. “É um tempo onde nos conectamos de uma forma diferente, que vai além das conversas do dia a dia”, define ele.

O grupo se reúne todas às quintas-feiras, às 20h, na Paróquia São Rafael Arcanjo, Zona Norte do Rio de Janeiro, sob orientação espiritual do Diácono Melquisedeque Ferreira e liderança do Pe. Alberto Gonzaga.

Em Bambuí (MG), o mesmo acontece com Fabrício Antônio de Paula, que participa do Terço dos Homens na Paróquia Nossa Senhora das Graças e leva seus filhos, José Henrique e João Lucas para partilharem esse momento de grande espiritualidade.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal Fabrício de Paula com seu filho, José Henrique, após Oração do Terço.

“É uma dádiva de Deus ter este momento de oração com meus filhos e assim fazer valer minha doutrinação católica na infância, pois o que vivo hoje com eles na oração, eu aprendi na minha infância com meus pais”, relembra Fabrício.

José Henrique, 4 anos, expressa sua alegria em participar. “Eu gosto muito e brinco com todos no terço. Porque eu gosto do terço e dos amigos do meu pai. Seu irmão, João Lucas, 11 anos, reflete a proximidade e o amor. “Eu me sinto confortável e feliz. É um momento de proximidade e amor”.

Para o pai deles, dividir a oração é primeiramente a realização de um sonho. Viver esses momentos com seus filhos, colocando em prática o que lhe foi ensinado, sempre os mantendo perto de Deus e sua Mãe Santíssima, “é mostrar a eles a importância da Igreja na vida das pessoas e também a força do Terço dos Homens como processo de evangelização, reforça Fabrício.

Fabrício explica que “é pelo Terço dos Homens que buscamos evangelizar aos demais homens que ainda não se aderiram ao movimento. É através dessa evangelização e também pela oração que me sinto cada dia mais motivado para servir a Maria e a casa de Deus”, completa ele.

Fabrício atua como coordenador e animador de seu grupo do terço há 12 anos. Os encontros acontecem todas as quartas-feiras, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Bambuí (MG). “É um sentimento de profunda realização para um pai poder compartilhar com seus filhos este momento tão forte de oração que é o Terço dos Homens”, finaliza o pai.

Mais do que orações, estes pais compartilham fé, tempo e presença. Que esses gestos inspirem outros a fazerem o mesmo. Assim como eles, que encontraram no Terço dos Homens uma forma de unir fé e família, você também pode transformar esse momento de oração em um legado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Revista de Aparecida, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...