Dom Gil Antônio Moreira e Terço dos Homens: “Um movimento oracional e evangelizador”

"Inspiração do Espírito Santo”: foi desse modo que o Arcebispo de Juiz de Fora e referencial do Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, definiu o crescimento do Movimento Mariano no país. Durante a XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, a Revista de Aparecida conversou com o referencial, que se alegra com os resultados vistos ao longo dos anos, que inspiram mais homens para a vida na Igreja.
RdA: No crescimento espontâneo do movimento do Terço dos Homens nos últimos anos, como a Igreja tem auxiliado pastoralmente o crescimento do Movimento e como o senhor enxerga espiritualmente seu surgimento?
Dom Gil: O surgimento do Terço dos Homens, eu acredito que seja algo sobrenatural. Porque nasceu assim espontaneamente. Uma inspiração do céu, inspiração do Espírito Santo. Certamente a intercessão de Nossa Senhora vai despertando esses movimentos. Que é um movimento oracional e ao mesmo tempo evangelizador, porque quando você se reúne pra rezar, você está evangelizando e se deixando evangelizar, dado que o Terço é uma grande contemplação do rosto de Cristo. A maioria das paróquias tem o apoio dos padres, tem o apoio dos bispos, muitos bispos têm organizado uma comissão com coordenação do Terço dos Homens em nível diocesano, acho que tudo isso representa o apoio da Igreja institucional para esse grande movimento que ela vê nascer e que ela apoia.
RdA: Como bispo referencial do Terço dos Homens, como é estar em Aparecida no meio de toda essa multidão reunida em torno do Terço?
Dom Gil: Eu penso que o Santuário de Aparecida cumpre uma vocação de acolher e incentivar esse Terço dos Homens. O Terço dos Homens não foi inventado pelo Santuário de Aparecida, o Santuário acolheu aquilo que já existia. Mas essa acolhida representa muito para a propagação, para o conhecimento, até para que todos saibam rezar bem o Terço. Mas a partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres, com os pequeninos, com aqueles que são mais necessitados. O Terço, portanto, vai nos ajudando a crescer na vocação de cristãos.

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus
Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade. O grupo tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade.

Terço dos Homens: Em constante caminhada com o Rosário
Recorrer às comunidades e atrair fiéis para a oração do Santo Rosário são ações que fazem parte do carisma evangelizador de um dos grupos do Terço dos Homens de Ponte Nova, na Região da Mata de Minas Gerais.

Compaixão e doação por meio das contas do Terço
A generosidade e a doação para os mais necessitados são alguns dos aspectos do Grupo de Terço dos Homens da Comunidade São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro (RJ)
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.