"Inspiração do Espírito Santo”: foi desse modo que o Arcebispo de Juiz de Fora e referencial do Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, definiu o crescimento do Movimento Mariano no país. Durante a XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, a Revista de Aparecida conversou com o referencial, que se alegra com os resultados vistos ao longo dos anos, que inspiram mais homens para a vida na Igreja.
RdA: No crescimento espontâneo do movimento do Terço dos Homens nos últimos anos, como a Igreja tem auxiliado pastoralmente o crescimento do Movimento e como o senhor enxerga espiritualmente seu surgimento?
Dom Gil: O surgimento do Terço dos Homens, eu acredito que seja algo sobrenatural. Porque nasceu assim espontaneamente. Uma inspiração do céu, inspiração do Espírito Santo. Certamente a intercessão de Nossa Senhora vai despertando esses movimentos. Que é um movimento oracional e ao mesmo tempo evangelizador, porque quando você se reúne pra rezar, você está evangelizando e se deixando evangelizar, dado que o Terço é uma grande contemplação do rosto de Cristo. A maioria das paróquias tem o apoio dos padres, tem o apoio dos bispos, muitos bispos têm organizado uma comissão com coordenação do Terço dos Homens em nível diocesano, acho que tudo isso representa o apoio da Igreja institucional para esse grande movimento que ela vê nascer e que ela apoia.
RdA: Como bispo referencial do Terço dos Homens, como é estar em Aparecida no meio de toda essa multidão reunida em torno do Terço?
Dom Gil: Eu penso que o Santuário de Aparecida cumpre uma vocação de acolher e incentivar esse Terço dos Homens. O Terço dos Homens não foi inventado pelo Santuário de Aparecida, o Santuário acolheu aquilo que já existia. Mas essa acolhida representa muito para a propagação, para o conhecimento, até para que todos saibam rezar bem o Terço. Mas a partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres, com os pequeninos, com aqueles que são mais necessitados. O Terço, portanto, vai nos ajudando a crescer na vocação de cristãos.
A oração é alimento da Palavra
Em setembro, mês da Bíblia, somos convidados a ler, compreender a Palavra. Conheça como os homens do terço fazem da Bíblia um reforço de suas orações.
Viver a oração no cuidado com o próximo
O texto mostra como o Terço dos Homens de Curitiba une oração e ações solidárias, vivendo a vocação leiga por meio da caridade e do serviço à comunidade.
Geração que gera fé
O texto mostra como a oração do Terço dos Homens fortaleceu a fé de Jair durante sua recuperação e inspirou seu neto Miguel a viver a espiritualidade desde a infância.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.