"Inspiração do Espírito Santo”: foi desse modo que o Arcebispo de Juiz de Fora e referencial do Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, definiu o crescimento do Movimento Mariano no país. Durante a XV Romaria Nacional do Terço dos Homens, a Revista de Aparecida conversou com o referencial, que se alegra com os resultados vistos ao longo dos anos, que inspiram mais homens para a vida na Igreja.
RdA: No crescimento espontâneo do movimento do Terço dos Homens nos últimos anos, como a Igreja tem auxiliado pastoralmente o crescimento do Movimento e como o senhor enxerga espiritualmente seu surgimento?
Dom Gil: O surgimento do Terço dos Homens, eu acredito que seja algo sobrenatural. Porque nasceu assim espontaneamente. Uma inspiração do céu, inspiração do Espírito Santo. Certamente a intercessão de Nossa Senhora vai despertando esses movimentos. Que é um movimento oracional e ao mesmo tempo evangelizador, porque quando você se reúne pra rezar, você está evangelizando e se deixando evangelizar, dado que o Terço é uma grande contemplação do rosto de Cristo. A maioria das paróquias tem o apoio dos padres, tem o apoio dos bispos, muitos bispos têm organizado uma comissão com coordenação do Terço dos Homens em nível diocesano, acho que tudo isso representa o apoio da Igreja institucional para esse grande movimento que ela vê nascer e que ela apoia.
RdA: Como bispo referencial do Terço dos Homens, como é estar em Aparecida no meio de toda essa multidão reunida em torno do Terço?
Dom Gil: Eu penso que o Santuário de Aparecida cumpre uma vocação de acolher e incentivar esse Terço dos Homens. O Terço dos Homens não foi inventado pelo Santuário de Aparecida, o Santuário acolheu aquilo que já existia. Mas essa acolhida representa muito para a propagação, para o conhecimento, até para que todos saibam rezar bem o Terço. Mas a partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres, com os pequeninos, com aqueles que são mais necessitados. O Terço, portanto, vai nos ajudando a crescer na vocação de cristãos.
“Sede bondosos e compassivos uns com os outros” (Ef 4,32)
O grupo do Terço dos Homens de Roseira (SP), promove ações práticas na comunidade onde vive para acolher aqueles que necessitam.
Ano jubilar, a reza do Terço e a reconciliação com Deus
Pela oração, nos aproximamos de Deus e podemos nos reconciliar com Ele e conosco.
Homens do Terço tornam-se peregrinos da esperança ao levarem a Capelinha Missionária aos quatro cantos do Brasil
Após a Missa Campal da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, que terminou por volta de 9h, os coordenadores de grupos se reuniram no Auditório Noé Sotillo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.