Esperança e Assiduidade com a beleza do Rosário
Meditação semanal dos mistérios da vida de Cristo faz parte da rotina dos homens da cidade paulista de Piacatu

Uma das formas de colocar a memória da vida de Cristo e de sua Redenção em prática é por meio da oração do Santo Rosário, que “os fiéis devem sentir-se serenamente livres, e solicitados a recitá-la com compostura e tranquilidade, atraídos pela sua beleza”. (MC, 55)
Arlindo Favarão, 70, de Piacatu (SP), conta como o grupo do Terço dos Homens da Paróquia São José coloca a oração em prática. Arlindo, que também é Representante da Família dos Devotos em sua cidade, enfatiza o sentido de união durante as orações. “É uma maravilha. Não tem explicação a alegria, a disposição, o companheirismo de estarmos nesse grupo. (...) É uma coisa fora de série”, garante. O grupo conta com a direção espiritual do Pe. Luiz Henrique dos Santos Carreira e coordenação de Laurindo Antônio da Cruz.
Um dos carismas cultivados pelo Terço dos Homens da Paróquia São José é a interação entre cidades vizinhas. Arlindo lembra a visita de 30 homens de sua cidade a Rinópolis (SP), a 20km de Piacatu; e que o grupo ainda espera a visita dos homens da cidade vizinha. Nas reuniões, o Hino do Terço dos Homens é cantado entre os mistérios do Rosário; e para incentivar a leitura e devoção à Sagrada Escritura, uma Bíblia é sorteada a cada mês para os integrantes.
Arlindo conta que termina o ano com a alegria de participar do grupo. Ele destaca a esperança de dar continuidade às reuniões no ano que vem. “A gente pede para Nossa Senhora que nos dê força, nos dê saúde, que nos dê fidelidade e muita disposição para continuar o nosso Terço dos Homens. Nós adoramos, e somos assíduos no nosso Terço. (...) Rezar por ela, estar com ela e com seu Filho Jesus”, reforça.
Os homens da cidade de Piacatu podem meditar os mistérios da vida de Jesus nas reuniões do Terço dos Homens na Paróquia São José, com encontros nas terças--feiras, às 19h.
Você também pode contar a história do Terço dos Homens da sua cidade na Revista de Aparecida. Envie sua foto e seu relato para:
• E-mail: devotos@santuarionacional.com
• Caixa Postal: Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Família dos Devotos Caixa Postal 41 - CEP 12570-970 – Aparecida (SP)
Veja a programação da XV Romaria do Terço dos Homens em 2023!

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus
Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade. O grupo tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade.

Dom Gil Antônio Moreira e Terço dos Homens: “Um movimento oracional e evangelizador”
"A partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres", afirma Dom Gil.

Terço dos Homens: Em constante caminhada com o Rosário
Recorrer às comunidades e atrair fiéis para a oração do Santo Rosário são ações que fazem parte do carisma evangelizador de um dos grupos do Terço dos Homens de Ponte Nova, na Região da Mata de Minas Gerais.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.