Revista de Aparecida

Festejar a Padroeira do Brasil em sua Casa: uma peregrinação que muda vidas

No dia de Nossa Senhora Aparecida, muitas são as histórias por trás das peregrinações que enchem o templo durante todas as celebrações do dia

Escrito por Gustavo Marcelino

12 OUT 2025 - 16H00 (Atualizada em 12 OUT 2025 - 16H07)

Dia 12 de outubro de 2025, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia da Padroeira do Brasil, dia também de prestar homenagens àquela que nos acolhe e cobre com seu manto, intercedendo por nós a cada passo que damos. E quantos passos, unidos, chegaram ao maior templo mariano do mundo neste domingo (12), para agradecer, para pedir, para prostrar-se aos pés da Imagem da Mãe.

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Thiago Luiz e sua romaria na Fachada Sul do Santuário.

A devoção rompe barreiras, supera dificuldades, transpõe limites. Durante todo o dia, foram vistos chegando é pé para saudar a Mãe de Deus no Santuário Nacional. “Nós estamos caminhando há quatro dias e meio, a peregrinação foi maravilhosa”, conta Thiago Luiz, de Guarulhos (SP).

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Emerson Moreira da Silva a caminho do Santuário Nacional.

Já Emerson Moreira da Silva, que está na estrada desde quarta-feira, relembra como foi o trajeto até chegar à Casa da Mãe. “Andamos no primeiro dia 40km. Nos dois próximos dias, que foi o segundo e o terceiro, andamos 35km. No quarto dia, andamos 34km. E hoje, no último dia, nós andamos 11km”, explica o devoto.

Uma devoção de amor e gratidão

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino

Cada missão tem em si uma motivação, vista no olhar, na ação que impulsiona o caminhar. Para Nátali Galhardo, de Taubaté (SP), o resumo da peregrinação é “gratidão”. “Esse é o sexto ano consecutivo que eu venho e é sempre para agradecer, sempre para agradecer as graças alcançadas e também para fazer os pedidos, né? Porque ela sempre vai à frente olhando por nós”, enuncia.

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Kurt Fernandes e seu grupo no Santuário para celebrar a Padroeira do Brasil.

“Pra mim é gratificante, né? Eu já, desde família, desde meus bisavós, eles já eram devotos dela. Meus avós, meus pais. E agora eu, ‘tô’ aí trazendo o meu pequeno aí também já”, expõe Kurt Fernandes, de Santos (SP).

Nossa Senhora guia nossos passos

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Reginaldo Aparecido Rodrigues a caminho da Sala das Promessas.

As jornadas se encontram por caminhos e orações, muitas vezes feitas para alguém em quem pensamos. “Durante o ano eu vou fazendo alguns pedidos, pra alguns conhecidos, pessoas conhecidas que estão doentes, e nesse caso específico foi pro meu filho que estava com gravidez de risco e acabou nascendo prematuro, mas agora já tá tudo bem, tá perfeito”, explica o devoto Reginaldo Aparecido Rodrigues, de Itaquaquecetuba (SP), que trouxe uma cruz nos braços durante todo o trajeto e a deixou na Sala das Promessas.

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Jean Carlos da Silva e seu grupo chegando ao Santuário Nacional.

Um grupo pequeno, guiado por uma grande missão, cresce e gera frutos. Como foi o caso da romaria de Jean Carlos da Silva, de Interlagos (SP).

“A nossa história começou através de uma oração do Santo Terço. Dentro da paróquia, nós estávamos diante do sacrário fazendo a oração. Quando terminou o Terço um irmão foi tocado no coração dele pra que a gente iniciasse a peregrinação, isso há 11 anos atrás. Começamos em quatro (pessoas), hoje nós estamos em 74”, que é homem do terço e veio ao Santuário em romaria.

“A fé do brasileiro é uma fé inexplicável. O brasileiro é cheio de esperança. O brasileiro acredita muito no futuro melhor, no país melhor. E manifesta sua fé em diversos lugares do Brasil. Então, aqui é a capital da fé. Então, quando a gente chega aqui, a gente é abraçado por Nossa Senhora”, desenvolve Thiago.

A Mãe acolhe seus filhos

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino

A caminhada é árdua, cada passo é uma conquista, mas, para cada peregrino, o importante é o que os espera: Nossa Senhora Aparecida. De diferentes formas, os fiéis prestam suas homenagens à Padroeira, que acolhe a todos nesse dia de festa.

Gustavo Marcelino Gustavo Marcelino Devota Sandra Galante na Sala das Promessas.

“Hoje é o dia dela e eu estou muito feliz, foi a primeira vez que eu ‘tô’ conseguindo vir no dia dela mesmo. Pedi pra ela trazer a gente, deu tudo certo e, nossa, eu amo ela, a gente ama ela. Ela tá cuidando da minha mãe que faleceu faz seis meses... É muito importante estar aqui hoje” – Sandra Galante, São Paulo (SP)

“Chegar aqui é um sentimento de gratidão, de amor, de esperança. É como se a gente vai visitar a nossa própria mãe no domingo, algo do tipo. Então, quando a gente chega aqui nesse dia, é o dia de estar com ela. Então, é um encontro de mãe e de filho. Então, isso é gratificante e inexplicável” – Thiago Luiz, Guarulhos (SP)

“Nossa Senhora é esse poder transformador que ela coloca diante das pessoas, nas famílias. Quem é devoto de Nossa Senhora vive uma vida extremamente leve” – Emerson Moreira da Silva, Guarulhos (SP)

“A gente acorda de manhã, reza uma Ave-Maria, pede a intercessão de Nossa Senhora e a gente se sente protegido com o manto sagrado dela” - Jean Carlos da Silva, Interlagos (SP)

“Já não é a primeira vez que eu venho assim, já tive outro filho também que foi gravidez de risco, os nove meses. E também já trouxe uma cruz aqui com o nome dele também. E essa é minha forma de agradecer” - Reginaldo Aparecido Rodrigues, Itaquaquecetuba (SP)

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Thiago Leon Thiago Leon

O dia ainda não terminou, os peregrinos seguem celebrando Nossa Senhora Aparecida. Alguns chegam, outros já se despedem da Mãe. Mas uma coisa é certa, encontrá-la em sua Casa é ser “acolhido por aquele abraço de Mãe, que é o amor que Nossa Senhora tem por cada um de nós”, recorda o devoto Jean.

Confira algumas fotos do dia de festividades:


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...