A Bíblia é a Palavra de Deus que orienta o sentido da vida em todas as nossas situações. Interpretar a Bíblia parece complicado, mas alguns pontos podem ajudar:
1. A Bíblia é um conjunto de mensagens reunidas ao longo de vários séculos. As mensagens aparecem através de etapas históricas da vida do povo; interpretações da vida; orações; lições e meditações; cartas e outros; mas principalmente os Evangelhos que reúnem o que Jesus fez e ensinou. Tudo para alimentar nossa fé. Conclusão: Buscar na Bíblia as mensagens por detrás dos fatos!
2. A linguagem bíblica está em diferentes culturas, na maioria orientais, que usam às vezes exageros e fantasias ao contar; e refletem costumes e modo de entender da época. Conclusão: Procurar no modo bíblico antigo de dizer os sentidos de Deus atualizados para hoje.
3. Parábolas e mesmo pequenas histórias, como curas, são recursos simbólicos para expressar mensagens sintéticas. Conclusão: Procure o ensinamento por trás dos símbolos e histórias.
A interpretação da Bíblia teve crises por ser interpretada ao pé da letra e imposta ao povo. Uma solução: cada um entenda como achar. Mas se viu que isso leva a fragmentar e mesmo separar as pessoas em vez de unir. No final do séc. 19 os estudos científicos começaram a ajudar muito a perceber que cada texto bíblico tem recursos de linguagem, e tem um contexto importante para se entender a mensagem que está passando.
E a Igreja assume então que precisa um bocado mais de crítica para interpretar, mas buscando isso em comunidade para nos unir e não dividir. E quando uma interpretação não for coerente com as práticas e ensinamentos fundamentais de Jesus, será sinal de alerta que a interpretação estará errada. A Igreja tem oferecido vários documentos de orientação e o Papa Francisco tem sido extraordinário em incentivar a busca dos sentidos fundamentais da fé cristã, na interpretação da Palavra de Deus.
Certamente ainda nos falta crescer muito em tudo isso, mas juntos e de coração aberto vamos aprendendo, pois, sem a gente perceber, Jesus caminha conosco como fez com os discípulos de Emaús (Lc 24,15ss.).
Propósitos Cristãos de Ano Novo
Começando um Novo Ano, quais então poderiam ser os “bons propósitos” para começar bem?
Onde a fé é cristã não há lugar para superstições
A fé em Cristo, na sua doutrina e evangelho, é a prioridade da vida do início ao fim do ano! Não é temporária, episódica, restrita a datas comemorativas como o transcurso do ano novo.
Advento: de Esperança em Esperança
Advento quer dizer algo que “está quase acontecendo”. Em outros termos é “uma esperança perto de se realizar”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.