Um missionário de duas pátrias. Assim pode ser definido Robert Francis Prevost, eleito Papa Leão XIV na tarde desta quinta-feira (08). Com 69 anos, o novo líder da Igreja Católica é o primeiro Papa agostiniano e o primeiro nascido nos Estados Unidos.
Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, seu pai é descendente de franco-italianos e sua mãe de espanhóis. Antes de ingressar na Ordem dos Agostinianos, estudou Matemática e Filosofia na Universidade de Villanova, na Pensilvânia.
Emitiu a primeira profissão religiosa nos Agostinianos em 02 de setembro de 1978. Em 29 de agosto de 1981 proferiu os votos solenes. Foi ordenado sacerdote em Roma, onde estudava, no dia 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica.
Em 1985, foi enviado para a missão agostiniana de Chulucanas, no Peru. No país, exerceu diversas atividades como missionário. Por causa de sua atuação, se tornou poliglota: fala inglês, espanhol, português, francês e italiano, além de ler em alemão e latim.
Em 1999, sempre na Ordem Agostiniana, foi eleito prior da Província Mãe do Bom Conselho, de Chicago. Dois anos e meio depois, foi escolhido pelos seus confrades como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, sendo confirmado para um segundo mandato em 2007, mesmo ano em que acolheu Bento XVI em Pavia, durante uma visita a tumba de Santo Agostinho. Concluiu seu mandato como Superior da Ordem recebendo o Papa Francisco na Basílica de Santo Agostinho in Campo Marzio, em 28 de agosto de 2013.
Retornou a sua Província em Chicago em outubro de 2014. Lá permaneceu até 03 de novembro de 2014, quando foi nomeado, pelo Papa Francisco, como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru. Escolheu como lema episcopal “In Illo uno unum – Em um só, nós somos um”, palavras de Santo Agostinho sobre o Salmo 127.
Em 26 de setembro de 2015 se tornou bispo de Chiclayo. Em 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal do Peru.
Tornou-se membro da Congregação para o Clero em 2019 e da Congregação para os Bispos em 2020. Ambas as nomeações foram feitas pelo Papa Francisco, que o fez administrador apostólico de Callao, no Peru.
Tornou-se prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina em 30 de janeiro de 2023. Foi criado Cardeal no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano, pelo Papa Francisco.
Sua experiência frente ao Dicastério o permitiu conhecer a realidade da Igreja no mundo. Seu tempo como missionário na América Latina também o fez compreender as necessidades de diversos países. Aprendizados que levará agora para a Igreja em todo o mundo como pontífice.
Conheça presentes de Aparecida recebidos pelo Papa Leão XIV
Presentes retratam o Santuário Nacional, a Família dos Devotos e a TV Aparecida e foram entregues em Audiência na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas
Aproveitando o período do Advento, os religiosos vêm ao Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam.
Festejar a Padroeira do Brasil em sua Casa: uma peregrinação que muda vidas
Dia 12 de outubro de 2025, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia da Padroeira do Brasil, dia também de prestar homenagens àquela que nos acolhe e cobre com seu manto, intercedendo por nós a cada passo que damos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.