Mãe Maria, Mestra do Amor e da oração
“Cantai ao Senhor um cântico novo!... Proclamai sua salvação.... Anunciai... todas as suas maravilhas” - cf. Sl 96(95), 1-3

Por Maria Inês Vasques Ayres Bernardes
Psicóloga, especialista em Mariologia
Quantas vezes a jovem Maria de Nazaré conservou em seu coração as palavras dos Salmos, das Escrituras Sagradas... Palavras que preenchem nossa vida, que permeiam nossa existência, levando-nos a cantar um Cântico novo, como o fez a Virgem Mãe no seu Magnificat.
Maria é a Virgem dada à oração¹, aquela que sabe ouvir, que acolhe a Palavra de Deus com fé.² Mãe exemplar de Deus e nossa, que está sempre a nos ensinar por atitudes e palavras o caminho para alcançarmos uma vida plena, feliz, repleta de paz e de amor. “Maria se sente amada por Deus - escreve o Cardeal Cantalamessa - e é este amor que a impele a dar-se a Deus com todo o seu ser”. A Virgem sabia que era amada, porque trazia em si um espaço de encontro com o Senhor, de silêncio interior, de vida oracional. E orar é encontrar-se a sós com Deus, é abrir-se ao seu amor, é deixar-se ser amado por Ele... Um Deus vivo e verdadeiro que está a chamar “incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração”... Um Deus que se revela e revela o homem a si mesmo³.
Atualmente, temos corrido o sério risco de ficarmos tão atrelados aos nossos trabalhos, preocupações, redes sociais, que sem nos darmos conta, acabamos por ficar “exilados”, fora de nós mesmos, na superficialidade da vida, a perder o seu sentido maior. Como precisamos reaprender a silenciar, assim como a nossa Virgem Mãe, que se manteve sempre unida a Deus, não só na Anunciação, ou nas Bodas de Caná, mas também aos pés da cruz. Mulher forte e fiel, que nunca se fixou em suas dores, mas esteve sempre disponível à vontade do Pai. Portanto, olhar para ela, orar com ela e segurar em suas ternas mãos, como os discípulos em Pentecostes, ajuda a também nós não nos determos na agitação das “águas da vida”, ou na força das suas “ondas”, mas, pela fé, manter o nosso olhar em Jesus, o único capaz de acalmar o mar, e de nos revelar a beleza do nosso ser.
1 Cf. MC 18. 2 Ibid 17. 3 Cf. CIC 2567

O Imaculado Coração de Maria
Maria é o ser humano que de modo mais pleno acolheu a graça de Deus e respondeu à iniciativa divina.
Mãe da Divina Misericórdia
Os olhos misericordiosos de Maria continuam a nos envolver, em cada visita que faz à terra, para diversos povos e lugares diferentes .

Das dores, Maria é Senhora
Senhora das Dores, soube ser Senhora de sua existência no amor oblativo, aceitando a condição de ser para Deus, com o outro e pelo outro
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.