Milhares de fiéis se reuniram ao redor do Altar Central da Basílica de Aparecida na manhã deste sábado (12), para celebrar os 26 anos da Família dos Devotos. A Santa Missa, iniciada às 9h, foi presidida pelo administrador-ecônomo do Santuário Nacional, Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., e concelebrada pelos Missionários Redentoristas, além de sacerdotes peregrinos.
Entre eles, o padre Marcelino Nunes, do clero da Diocese de São José dos Campos. O sacerdote integra a Família dos Devotos e fez questão de estar presente na Eucaristia.
“Essa celebração é uma forma de dizer o quanto nosso pequeno gesto contribui com a grande obra de evangelização. É o momento da gente agradecer a doação das pessoas simples, das pessoas pobres. No lugar em que participei da Missa eu via muitas pessoas simples, mas com um olhar de amor autêntico, fixo na imagem de Nossa Senhora. Tive a certeza de que a Família não é uma mera campanha de arrecadação financeira, como uma ONG, mas expressão do amor a Nossa Senhora”, destaca o presbítero, atual vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São José dos Campos (SP).
O sentimento é compartilhado pelo ecônomo do Santuário Nacional. Para ele, a missa se revestiu de particular ação de graças.
“Estamos celebrando solenemente esta ação de graças pela missão desta Família que realiza coisas tão bonitas, que nos falam do amor de Deus e da presença de Nossa Senhora em nossa vida. A Família dos Devotos nos lembra da presença de Maria entre nós”, destaca o administrador do Santuário.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada na celebração
Esta presença foi ainda mais visível desde o início da celebração. Com lenços azuis e amarelos, a multidão de romeiros saudou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, entronizada junto das bandeiras dos estados brasileiros e do Distrito Federal. No carro andor, um mapa do Brasil trazia, em seu centro, a Padroeira, rodeada por luzes.
“Os raios que saiam de Aparecida simbolizam a mensagem de esperança que emana do Santuário Nacional pela Rede Aparecida de Comunicação”, explica o coordenador de comunicação da Família dos Devotos, Rômulo Barros.
O simbolismo do andor repercute o tema da 16ª Romaria da Família dos Devotos: Amor que anuncia a Esperança, celebrada neste fim de semana. Também por isso, a celebração contou com as orações da missa “Maria, Mãe da santa Esperança”, extraídas das missas votivas à Virgem Maria. A temática também está em sintonia com o Jubileu da Esperança, que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.
Trono recorda 10 anos da Laudato Si e 800 anos do Cântico das Criaturas
O trono da imagem, presente no Altar Central, faz referência a dois acontecimentos que marcam a vida da Igreja neste ano. Pássaros e peixes retratados no suporte recordam os 10 anos da Encíclica Laudato Si e os 800 anos do Cântico das Criaturas.
“O tema desta romaria que estamos realizando - amor que anuncia a Esperança - nos recorda que, vivendo o amor de Deus em nossa vida, nós anunciamos a esperança. E aqui, na Casa de Nossa Senhora e também pelos meios de comunicação, pela Rede Aparecida de Comunicação, este amor e esta Esperança são anunciados e levados a tantos corações, são comunicados a muitas pessoas. E, vivendo como Família dos Devotos, nós estamos participando desta missão, estamos permitindo e ajudando com que tantas pessoas façam este encontro com a sabedoria de Deus aqui na casa de nossa Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”, contextualiza padre Fábio.
Oração marcou a Missa Solene da Romaria da Família dos Devotos
As leituras da celebração apresentaram a Virgem Maria como Mãe da santa esperança. Já o Evangelho narrou a cena das Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-12), onde Jesus realizou seu primeiro milagre logo após a intercessão de sua mãe, a Virgem Maria.
“Aqui em Aparecida, Nossa Senhora continua fazendo a mesma coisa. Desde 1717, quando sua imagem foi encontrada no Rio Paraíba pelos três pescadores, Nossa Senhora continua percebendo o que está faltando na vida do povo brasileiro, dos filhos e filhas de Deus. E ele continua intercedendo. Aqui em Aparecida, é como se fosse uma continuação das Bodas de Caná, como se ela continuasse acontecendo, e Nossa Senhora continuasse percebendo as necessidades de cada filho”, refletiu o ecônomo durante a homilia.
Padre Fábio Evaristo durante homilia na Missa Solene
Prosseguindo sua reflexão, o religioso afirmou: “Eu diria que é um Evangelho que representa muito bem a missão da Família dos Devotos. Essa passagem é como um ícone, a síntese do que significa ser Família dos Devotos”.
“A Família dos Devotos (…) é aquela que está buscando sempre encher as talhas com água. A Família dos Devotos é aquela que está ali possibilitando que o milagre continue acontecendo, que esta Esperança continue acontecendo. E assim, então, esta Família contribui para que com o pouco que é possível oferecer - a água é justamente isso, o que é simples - e é o que a Família dos Devotos tem a oferecer, a sua generosidade, sua humildade, sua contribuição mesmo que pequena, que faz toda a diferença naquelas talhas. Faz toda diferença para que o milagre aconteça, para que a Esperança alcance muitos corações e continue sendo anunciada aqui no Santuário Nacional”, contextualizou o religioso.
Continuando sua mensagem, o sacerdote recordou as ações realizadas graças à união dos devotos da Padroeira.
“É a Família dos Devotos que também nos ajuda a transformar a fé em obras. Tantas obras! Não apenas estas que nós vemos aqui no Santuário Nacional, já concluídas ou em andamento (…) mas também as obras de caridade que realizamos por meio dos projetos sociais. Quanta coisa bonita, quanto sinal do amor de Deus, quanto vinho alcançado nossas vidas e a vida de tantas pessoas”, salientou padre Fábio.
Eucaristia recordou membros vivos e falecidos da Família dos Devotos
A Família dos Devotos foi recordada também em outros momentos da celebração. Em todos eles, a oração e a expressão do agradecimento pelo amor daqueles que, por meio de sua doação, possibilitam a realização da obra evangelizadora do maior templo dedicado à Virgem Maria no mundo.
Durante a Oração Eucarística, o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, rezou especialmente pelos Representantes da Família dos Devotos. Trata-se de participantes da Família que, de forma voluntária, atuam como missionários em suas realidades locais, propagando a devoção a Nossa Senhora Aparecida com o auxílio da Basílica de Aparecida. Também os integrantes da Família dos Devotos que já morreram foram recordados.
Além do dia de orações especiais, todas as missas rezadas no Santuário Nacional são oferecidas nas intenções dos membros da Família. Anualmente, no dia 12 de outubro, o Livro dos Devotos, contendo o nome dos participantes da Família dos Devotos, é entronizado sob o Altar Central da Basílica, onde acontecem as celebrações.
Participantes da Família dos Devotos rezam durante consagração
Ao fim da celebração, foi rezada a tradicional Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Ao redor do trono da imagem, membros da Família dos Devotos representaram os demais participantes da iniciativa, presentes em todos os estados do Brasil e em mais de 30 países do exterior.
O momento marcou o fim da Eucaristia, parte integrante de uma extensa agenda. Ainda neste sábado estão previstas diversas atividades.
O tradicional Encontro dos Representantes acontece a partir das 10h30 no subsolo do Santuário Nacional. Logo após, às 12h, novamente no Altar Central da Basílica, será celebrada a Missa em intenção pelas famílias. No mesmo local, às 14h, acontece a oração do terço, seguida pela Consagração Solene. Às 18h a Missa de Ação de Graças pelos Representantes da Família dos Devotos encerra o calendário de celebrações do sábado.
Já na Super Tenda, preparada especialmente para as comemorações, diversas atividades serão realizadas ao longo do dia. Entre elas, o programa Retratos Femininos, às 13h e o programa Tudo em Família Especial, às 15h30. Todos com transmissão ao vivo pela TV Aparecida.
A programação da Romaria continua até amanhã (12). Já a Super Tenda poderá ser visitada até o dia 20 de julho, com entrada gratuita, na Esplanada São João Paulo II do Santuário Nacional.
play_circle_filled Assista à missa solene dos 26 anos da Romaria da Família dos Devotos:
Nossa Família sob o Manto da Mãe: Celebração especial encerra o mês da Padroeira com emoção e gratidão
A celebração aconteceu na Capela Reservada, espaço que abriga a imagem original da Rainha e Padroeira do Brasil, e contou com a presença dos Missionários Redentoristas, apresentadores da Rede Aparecida e participantes da Família dos Devotos.
PEMSA promove ação para comemorar o Dia da Alimentação
O Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional, promoveu ontem (15/10), uma ação educativa para os usuários em comemoração o Dia da Alimentação.
Nomes dos devotos serão eternizados na Fachada Oeste do Santuário Nacional
A homenagem é um gesto de amor e reconhecimento do Santuário Nacional àqueles que, com fidelidade e generosidade, ajudam a construir e manter viva a Casa da Mãe Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.