Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

Na Casa da Mãe, o Amor constrói esperança!

Natal é tempo de esperança para todos nós que amamos Nossa Senhora e que fazemos parte da Família dos Devotos. Essa virtude teologal chamada esperança nasce de Jesus. Afinal, só o Deus Menino é capaz de iluminar plenamente as sombras de nossa vida.

Thiago Leon
Thiago Leon
“Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num Presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7)


Os Evangelhos da Infância oferecem a primeira descrição do nascimento de Jesus em Belém. São Lucas escreve que, quando se completaram os dias da gestação, “Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num Presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7). A origem do Presépio está diretamente ligada aos textos bíblicos. No relato de Lucas, Jesus é colocado numa manjedoura que, em latim, se diz Praesepium. Por isso conservamos a palavra Presépio quando pensamos na cena do Natal.

Na sua Carta Apostólica, chamada Admirabile Signum, o Santo Padre recorda que a origem do Presépio, tal como nós o entendemos nos dias de hoje, nos conduz à cidade de Greccio, na Itália. Poucos dias antes do Natal de 1223, São Francisco teve a feliz ideia de representar o Deus Menino nascido em Belém.

Ao criar o presépio, o santo de Assis deixa visível o mistério da encarnação do Filho de Deus. Com simplicidade e alegria, São Francisco dá forma, movimento e cor para o mistério do Natal. Desde a época de Francisco, somos convidados a contemplar o Presépio. Criado há exatamente 800 anos, o Presépio ainda hoje nos alegra e comove porque manifesta a ternura de Deus. Na pobreza de uma manjedoura, desde sua encarnação, o Filho Eterno de Deus escolheu a companhia dos pobres e dos pequeninos.


Viver o Natal em Família

Convidamos você a visitar a Casa da Mãe Aparecida e a participar da Novena de Natal do Santuário, cuidadosamente preparada pela Editora Santuário. Na companhia da TV Aparecida, o privilégio de entrar na sua casa para celebrar em família a Novena Natal vai ser também uma nova oportunidade de oferecer a você o carinho do Santuário Nacional e dos Missionários Redentoristas. A Novena de Natal do Santuário vai ser transmitida pela TV Aparecida a partir do dia 12 de dezembro, das 19h às 19h30.

Na cidade de Scala, no sul da Itália, Santo Afonso teve a inspiração para seu famoso canto de Natal: “Tu scendi dalle stelle”. Além do fundador dos Redentoristas e de São Francisco, a Novena de Natal do Santuário nos convida a contemplar o Presépio na companhia de Santa Terezinha, de Santo Antônio, de São Paulo VI, da Santa Dulce dos Pobres, de São Frei Galvão, da Santa Paulina e de São José.


O mistério do Natal segundo os Padres da Igreja

Os primeiros pensadores do cristianismo, carinhosamente chamados Padres da Igreja, viveram e trabalharam numa época histórica que, costumeiramente, chamamos de período patrístico. Esse tempo prolonga-se desde o final do século I até meados do século VIII. No início da era dos Santos Padres, o mistério do Natal ainda não é objeto de grandes controvérsias especulativas e segue, sobretudo, as linhas teológicas propostas pela literatura joanina (Jo 1,14; 1Jo 4,2). Autênticos Pais da Igreja, os primeiros pensadores cristãos possuíam um conhecimento extraordinário da Sagrada Escritura.

Como testemunhas eloquentes da Tradição, os Santos Padres são personagens célebres da Igreja antiga. Na história da teologia, e sobretudo no pensamento dos Santos Padres, verdadeiros monumentos da Tradição, o tema da encarnação mereceu um expressivo destaque. Foi com essa motivação que, em certo sentido, os Padres da Igreja anteciparam a teologia do século XX, segundo a qual a encarnação do Verbo constitui o modelo da relação entre Deus e o Homem.


O amor da Família dos Devotos constrói vida e esperança

Por meio da Família dos Devotos e da sua especial ajuda, o Santuário Nacional constrói vida e esperança para mais de 170 mil famílias pobres, que anualmente são atendidas por nossas obras de educação e de assistência social. Obrigado por sua doação mensal e por tanta generosidade.

Os projetos sociais e as obras de evangelização do Santuário de Aparecida acolhem e comunicam esperança. Viva conosco a alegria de revisitar o Presépio de Belém, porque somos a grande família de Deus. Em nome do Santuário Nacional e dos Missionários Redentoristas desejamos um Natal de Esperança, de Luz e de abundantes bênçãos de Deus para toda a sua família.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...