Revista de Aparecida

Natureza: Bela escola!

Escrito por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R.

01 FEV 2024 - 00H00 (Atualizada em 15 FEV 2024 - 10H37)

Certamente que progredimos quando observamos a natureza. Ela não se deixa amedrontar pela agressividade: Já observou que as gramíneas, por exemplo, renascem quase que imediatamente de um chão pisoteado por longo tempo?

Vi o cuidado do pássaro com seu ninho, a proteção no tempo de germinação e depois com os filhotes altivos e confiantes com a ave-mãe. A natureza ainda sabe cuidar, mas o ser humano, pobre ser humano, aprendeu mais a desferir golpes, vingar-se e outros mais, infelizmente.

Quando descobrirmos que a vida tem outra direção, outro sentido, tem alegrias e paz escondidas, podemos começar a mudar a nós mesmos. Só mudamos os outros, se mudarmos a nós mesmos! Nenhuma árvore torna-se frondosa e carregada de frutos se não tiver raízes profundas, escondidas. A raiz sustenta a árvore inteira; nosso interior manifesta exteriormente o que somos.

Mas continuamos a pensar sobre o que nossos olhos veem e sente nosso coração. Seria a agressividade e a violência próprios do ser humano? Não! Claro que não, mais que o sol do meio-dia. Tudo o que vem ferir o outro é anti-humano, desde a guerra como último estágio da violência, até à palavra dita com força para atingir e ferir. Palavra é espada que fere ou mão que acalenta, conforta, reanima.

Aprendendo da natureza e observando e avaliando nosso interior, caminharemos com mais profundidade em nossa natureza humana, frágil e volúvel, é verdade, mas é bem aí que o Senhor vem nos ensinar: Precisamos dele, de sua misericórdia, do ensinamento de Jesus. Nada poderá superar, por mais justas que sejam as atitudes humanas, esse ensinamento tão claro de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13, 34).

Reconstruir confiantes nossa vida em cada dia é o que podemos fazer sem cessar. Se há uma fragilidade em nós podemos superá-la, se nos enchermos da mesma coragem da raiz da árvore, do cuidado do pássaro com seus filhotes, e tantos outros ensinamentos que o próprio Deus infundiu na obra de sua criação.

O segredo será sempre o do amor. Quem ama do jeito de Jesus, saberá ser livre e reconstruir sua vida em cada dia e em todos os dias da vida.

Assim é o Deus de Jesus: Aquele que não se cansa de nos amar, e seu amor que jamais nos cansa. Aprendemos do Evangelho, tão carregado do verdadeiro humano e tão pleno de eternidade e de salvação.

Eu quero mudar a mim mesmo... você acha que tem o que mudar em você?

quero receber a revista de aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...