É responsabilidade da comunidade cristã despertar e acompanhar vocações sacerdotais e religiosas. Também nós, devotos da Mãe Aparecida, juntamente com toda a Igreja de Cristo, somos promotores vocacionais.
A Novena deste ano é a resposta do Santuário Nacional à convocação da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e à Vida Consagrada da CNBB, cujo presidente é Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS).
Ao falar da promoção vocacional, Dom Salm lembra que “toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”. Com a Mãe Aparecida, queremos unir preces e corações por mais um ano vocacional, a partir da fé em Jesus Cristo e da alegria de promover o seguimento do Redentor.
Promover e acompanhar as vocações sacerdotais e religiosas
Pela terceira vez, e sempre com muita alegria, a Igreja do Brasil celebra o Ano Vocacional Nacional. Foi assim em 1983, em 2003 e agora em 2023! A cada 20 anos renovamos a alegria de celebrar nossa vocação: esse especial chamado que de Deus nós recebemos.
Neste ano, a Novena de Nossa Senhora celebra a alegria de viver e testemunhar o chamado de Deus. Na companhia de Maria, renovamos a certeza de que nossa vocação é amar e servir. Somos chamados a renovar nossa vocação de construir e manter a Casa da Mãe Aparecida.
Minha vocação sacerdotal e religiosa foi despertada no contexto do Ano Vocacional Nacional de 1983. Ainda na adolescência, aquele primeiro Ano Vocacional incentivou-me a servir a Igreja como Missionário Redentorista.
A dimensão missionária da vocação
O tema escolhido para a Novena de Nossa Senhora Aparecida nos faz entender a dimensão missionária do chamado de Deus: Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão! Nossa expectativa principal é despertar vocações sacerdotais e religiosas, sempre a serviço do Reino de Deus.
Toda vocação é missão dada por Deus e, também por isso, a novena deste ano, além de promover as vocações sacerdotais e religiosas, quer celebrar todas as dimensões vocacionais, incluindo a vocação da família, dos leigos e leigas, dos jovens e de outros ministérios que promovem a construção de um mundo de justiça, fraternidade e paz.
Em sintonia com o Ano Vocacional, a Novena da Padroeira renova nossa disposição para o serviço missionário à luz da Palavra de Deus. Estimular a cultura vocacional é um jeito de ser Igreja e missão de todos nós.
Que a Festa da Mãe Aparecida ajude a Família dos Devotos a discernir e a acolher o chamado de Jesus como graça, na perspectiva do amor e do serviço! Que tenhamos novas oportunidades para nos fortalecer como uma família que reza pelas vocações, cuida, acolhe, constrói e evangeliza!
O primeiro compromisso voca- cional da Família dos Devotos é cuidar da Casa da Mãe. Recebemos de Deus esta missão. Somos agradecidos a vocês que nos ajudam a construir e a edificar este grande Santuário. Agradeço, de coração, o especial carinho que a Família dos Devotos manifesta pelo Santuário Nacional.
A vocação do Santuário de Aparecida é construir vidas, promover esperança e fazer deste mundo um lugar melhor e mais feliz para todos, especialmente para os mais pobres. Por meio do amor a Nossa Senhora tomamos consciência da nossa própria vocação, do chamado que Deus dirige a cada um de nós. Ele nos convida a fazer parte da Igreja de Cristo e da Família dos Devotos.
Te coroamos, ó Mãe: nossa Rainha!
Celebramos 120 anos da coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. No dia 8 de setembro de 1904, a Virgem de Aparecida recebe a Coroa de Mãe e Rainha do Brasil.
A Família dos Devotos está no coração da Família Redentorista
Na companhia da Família dos Devotos e guiados pela devoção a Nossa Senhora, aceitamos com entusiasmo o desafio de “gastar os dias pela copiosa redenção”. Queremos celebrar os 130 anos de presença no Brasil renovando a certeza de que a Família dos Devotos está no coração da Família Redentorista!
No centenário de nascimento do Cardeal Lorscheider, a Família dos Devotos celebra 25 anos de criação
Numa feliz coincidência festejamos três datas especiais: A Família dos Devotos comemora seu Jubileu de Prata e, ao mesmo tempo, celebra o centenário de nascimento de Dom Aloísio Lorscheider, que foi o terceiro arcebispo de Aparecida e o fundador da Família dos Devotos. Nossa alegria é ainda maior porque Dom Orlando Brandes, nosso querido arcebispo, completa 50 anos de ordenação presbiteral no dia 6 de julho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.