A partir de 2023, o Dia Nacional do Terço dos Homens figura no Calendário Oficial do Brasil, celebrado no dia 8 de setembro, Natividade de Nossa Senhora. A lei que inclui a comemoração como data oficial no país foi sancionada no último mês de abril, e o dia foi escolhido por ter sido a fundação do Movimento Mariano do Terço dos Homens por Frei Peregrino, em 1936, em Itabi, no estado de Sergipe.
O Movimento Mariano se reúne no Santuário Nacional há 15 anos durante o primeiro semestre na Romaria Nacional do Terço dos Homens, congregando mais de 70 mil homens em 2023, revelando a presença engajada e a vida dos homens na Igreja.
A inclusão do Dia Nacional do Terço dos Homens foi comentada por Dom Gil Antonio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e Referencial para o Movimento na Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB). “[A criação do Dia Nacional] é uma grande oportunidade de incentivo à fé e ao bem comum. O Terço dos Homens forma a pessoa. Forma o coração do homem. O Dia Nacional, no dia 8 de setembro – dia de Natividade de Maria – representa para a Igreja uma grande oportunidade, uma grande bênção”, ressalta.
Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apóstolica São João Maria Vianney, lembra como o Movimento Mariano tem o potencial de fomentar vocações. “Uma coisa puxa a outra. Vai criar um ambiente cristão dentro de casa, e quem sabe suscitar algumas vocações. Tanto para a vida religiosa quanto para a vida sacerdotal (...), sobretudo nesse tempo das vocações”, recorda.
Para o prelado, a aproximação dos homens à vida da Igreja, fato recorrente entre os cristãos que decidem fazer parte do Movimento Mariano, tem resultados também na família. “Às vezes o pessoal pensa, ‘a Igreja é só para as mulheres’, não! O homem quando reza, recupera a família toda. A família toda que vem, e os filhos poderão dizer: meu pai reza, ele é do Terço dos Homens. Isso é muito bom”, conclui.
Pe. Fábio Evaristo participa do programa Família dos Devotos e fala sobre a expectativa para a Novena e Festa da Padroeira
O administrador ecônomo do Santuário Nacional participou do programa Família dos Devotos e partilhou a expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2024.
Jornada do Peregrino com a Família dos Devotos
No Livro "Jornada do Peregrino", você encontrará orações inspiradoras que guiarão o seu coração durante essa caminhada de fé.
Da Polônia para o Santuário Nacional de Aparecida: conheça o Padre Adam Rapala
Nos últimos anos, Padre Adam atuou como reitor do Santuário de Nossa Senhora da Ajuda, o mais antigo santuário mariano do Brasil, localizado em Porto Seguro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.