Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida

Pe. Vítor Coelho: devoto missionário da Senhora Aparecida

Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
Centro de Documentação e Memória (CDM) - Santuário Nacional
"Quem é Maria? A mulher bendita, responde a Bíblia, a cheia de graça" - Venerável Pe. Vítor Coelho de Almeida, C.Ss.R.


O amor a Maria de Nazaré é parte integrante da fé cristã católica. Maria, com seu sim generoso a Deus, aceitou ser mãe e primeira discípula-missionária de seu Filho Jesus Cristo (cf. Lc 1,26-38). O sim humano de Maria colaborou grandemente na missão redentora de Jesus em favor da humanidade. O Venerável Pe. Vítor sempre foi agradecido por Nossa Senhora ter lhe mostrado o caminho da vocação missionária-sacerdotal. Por isso, seus ensinamentos eram cheios de piedade para com aquela que ele sempre chamava de “Maria Santíssima”.

De 1948 a 1987, Pe. Vítor residiu em Aparecida, trabalhando incansavelmente junto aos romeiros da Padroeira do Brasil. Tão grande era seu amor à Mãe Aparecida, que sonhava fazê-la conhecida e amada por todo o povo brasileiro. Para isso, contribuiu grandemente com a fundação da Rádio Aparecida, em 1951.

Mesmo sabendo que as ondas da Rádio levavam a devoção a Nossa Senhora para além do Vale do Paraíba, Pe. Vítor Coelho dedicou-se em levar a imagem de Aparecida a muitas cidades. Sua devoção mariana, portanto, era missionária, tanto pelos meios de comunicação quanto pelo encontro presencial junto aos devotos.

Nesses encontros, um convite especial era feito ao povo devoto para que a missão radiofônica fosse mantida e expandida. Fundou o Clube dos Sócios da Rádio Aparecida dizendo a clássica frase que se tornou o lema desse movimento: “Quem ajuda na pregação tem merecimento de pregador”. O objetivo era claro: “[...] Estabelecer a grande família radiofônica de Nossa Senhora Aparecida e propagar o reino de Cristo por Maria Santíssima através da rádio” , dizia o Apóstolo d’Aparecida. Graças ao sim generoso de muitos devotos, os projetos de evangelização cresceram! E Pe. Vítor sonhava alto. Ao projetar as novas instalações da Rádio Aparecida, afirmou: “Depois de construído o prédio, poderemos pensar em um estúdio de TV” .

O sonho compartilhado de Pe. Vítor se realizou e foi além! A TV Aparecida foi inaugurada em 2005, e o Portal A12.com, no ano de 2010.

Pe. Vítor, com seu amor à Rainha e Padroeira do Brasil, mostrou ao povo brasileiro o quanto a devoção mariana nos lança na missão evangelizadora da Igreja, formando comunidades e fazendo o Reino de Deus acontecer.

O Clube dos Sócios foi a semente boa lançada em corações generosos e que deu muitos frutos. Hoje, a Família dos Devotos é a família missionária que reza e evangeliza junto ao Santuário Nacional. Graças ao sim generoso de todos e cada um dos membros da Família dos Devotos é que podemos continuar compartilhando do sonho que o Venerável Pe. Vítor tinha de fazer Nossa Senhora Aparecida conhecida e amada.

Agora é nossa vez de sonharmos juntos! A exemplo do Venerável Pe. Vítor Coelho, sejamos devotos missionários da Senhora Aparecida e, juntos, vamos viver e anunciar a Copiosa Redenção que Cristo nos mereceu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...