Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. Em Revista de Aparecida Atualizada em 28 FEV 2024 - 11H05

Pela caridade seguimos em nossa jornada

“A caridade de Cristo nos impele” (2Cor 5,14)

Thiago Leon
Thiago Leon
"Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32)


Querida Família dos Devotos! Grande é nossa alegria de assumir a missão de administrar, com amor, o Santuário Nacional de Aparecida, sempre contando com sua fidelidade de cuidar, manter, conservar e construir a Casa da Mãe Aparecida.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador-ecônomo do Santuário Nacional

Minha história com este lugar sagrado começa antes mesmo do meu nascimento. Foi em Aparecida que meus pais, vindos de Resende Costa (MG), se conheceram. Neste “pedacinho do céu” nasci em 07 de fevereiro de 1980, meses antes de a Basílica Nova ser sagrada pelo Papa São João Paulo II. Neste Santuário, tão querido de nosso povo, recebi o Batismo, fui crismado e, em 25 de agosto de 2007, ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Raymundo Damasceno Assis, então arcebispo de Aparecida.

Como Redentorista, realizei diversas missões em meus 16 anos de vida sacerdotal. Entre elas: Direção do Seminário São Clemente (2007 a 2010), em Campinas (SP); Superior da Comunidade Formativa do Alfosianum (2011 a 2014), em São Paulo (SP); Membro do Conselho do Governo Provincial (2017 a 2019) e Vigário Provincial (2019 a 2023) da então Província Redentorista de São Paulo, e Diretor Editorial da Editora Santuário, onde atuei nos últimos nove anos.

Com a reconfiguração da Congregação Redentorista e a criação da Província Nossa Senhora Aparecida, fui eleito membro do Conselho Provincial Ordinário e designado como ecônomo do Santuário Nacional. Mesmo sabendo da grande responsabilidade que isso significa, aceitei com disponibilidade e espírito de serviço esta nova missão, pois sei que não estarei sozinho. Nossa Senhora caminha conosco e nos aponta seu Filho Jesus, nosso Santíssimo Redentor. Também terei a ajuda de minha Comunidade Redentorista e das muitas equipes de trabalho que temos no Santuário Nacional. Peço as orações de toda a Família dos Devotos para desempenhar com todo amor esse serviço.

Thiago Leon
Thiago Leon
Há quase 130 anos os Missionários Redentoristas cuidam com carinho da Casa da Mãe


Aproveito a oportunidade para agradecer ao Pe. Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R., pelo generoso trabalho realizado como administrador-ecônomo do Santuário nos últimos anos. Agora, ele assume uma nova missão junto à Congregação do Santíssimo Redentor, mas segue unido à nossa Família. Continuaremos rezando pelo seu ministério sacerdotal, certos de que a bênção da Mãe o acompanha nesta nova fase. Somos uma família de missionários que há 130 anos zela, com carinho e cuidado, pela Imagem e da devoção à Senhora Aparecida. Todo o trabalho que aqui realizamos começa e passa pelas mãos bondosas da Senhora Aparecida.


Família dos Devotos: uma Família caridosa

É ela quem nos sustenta neste caminho de fé e esperança, sobretudo neste oportuno “tempo de conversão” que é a Quaresma. Neste simbólico período do Ano Litúrgico, a Igreja nos convida a vivermos de forma mais intensa o jejum, a oração e a caridade.

Thiago Leon
Thiago Leon
Quaresma: tempo de oração, caridade e penitência


É graças a sua caridosa doação que conseguimos construir gente por meio de nossos projetos sociais, evangelizar pelas pregações aqui em Aparecida ou pela Rede Aparecida de Comunicação, manter toda a majestosa estrutura do Santuário Nacional e prosseguir em nossa Jornada Bíblica.


João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
Obras na Colunata seguem em ritmo acelerado


Jornada Bíblica

João Pedro Ribeiro
João Pedro Ribeiro
A Colunata será um grande abraço acolhedor

Quero compartilhar com você uma grande alegria: estamos finalizando a obra da Colunata, a fase dois do projeto de revestimento da Fachada Sul. A partir de maio poderemos contemplar a vida da Virgem Maria, de Jesus e o testemunho dos mártires não apenas na Fachada da Basílica, mas também na Colunata que, como num abraço, acolhe a todos os que chegam à Casa da Mãe.

A aplicação dos mosaicos da Fachada Sul e da Colunata foi finalizada e, neste mês, estamos trabalhando nas instalações elétricas e na luminotécnica, nas obras de acabamento e na colocação do piso. É preciso fazer uma grande revisão de todos os detalhes para que tudo seja entregue da melhor e mais bela forma.

Além disso, será preciso fazer a limpeza dos pisos e acabamento do acesso à Basílica, assim como o serviço de paisagismo. Também estamos executando, no entorno da Colunata, as interligações de rede de água pluvial, sistema de proteção de raios e a conclusão da pavimentação asfáltica.

Thiago Leon
Thiago Leon
Finalização da Colunata é nosso desafio


E a nossa Jornada Bíblica continua: com a entrega da Fachada Sul iniciamos a preparação da Fachada Leste. Seguimos com nosso sonho de transformar a Casa da Mãe Aparecida em uma grande Bíblia a céu aberto!

As cerimônias que neste mês viveremos, recordando a paixão, morte e ressurreição de Jesus, se tornam arte nas paredes de nosso Santuário, recordando a todos a grandeza da nossa Redenção. Ao contemplarmos a beleza dos mosaicos que se descortinam, fortalecemos nossa fé na certeza de que “Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).


Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues
Caminhamos com Maria ao encontro de Jesus


Tudo isso acontece graças à sua doação, expressão da sua caridade para com os irmãos e irmãs que, chegando ao Santuário, podem realizar uma bela experiência de fé junto à Mãe de Deus e nossa. Ou ainda, de casa, podem se sentir mais perto da Virgem Maria pela Rede Aparecida de Comunicação.

Sigamos juntos, na companhia da Senhora Aparecida e caminhando com Jesus, certos de que, com Ele, será grande a Redenção!

Obrigado, Família dos Devotos!

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...