Texto por: Julia Silveira - Sob supervisão de Tatiane Carvalho
“Acceptasne electionem de te canonice factam in Summum Pontificem?” (“Aceita tua eleição canônica como Sumo Pontífice?”) é a pergunta feita após um cardeal receber o número necessário de votos (dois terços dos 133 eleitores) no Conclave. Em caso afirmativo, o presidente do Conclave pergunta em latim: “Quo nomine vis vocari?” (“Com qual nome quer ser chamado?”). Com sua resposta, o próximo Papa será anunciado para o mundo, na varanda central da Basílica de São Pedro.
“Habemus Papam” é a famosa fala proferida pelo cardeal protodiácono para apresentar o Santo Padre a toda multidão envolta da Basílica de São Pedro, e para o mundo. A menos que seja eleito, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti irá fazer esse anúncio a qualquer momento depois do início do Conclave.
Mas quem é Dom Dominique Mamberti?

O cardeal francês Dominique Mamberti, atual prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, nasceu em 7 de março de 1952 em Marrakech, Marrocos. Logo após seu nascimento, retornou para a cidade natal de seus pais franceses, se tornando cidadão francês.
Antes de adentrar a vida religiosa, se formou em Direito Público e Ciência Política. Após ingressar no Pontifício Seminário Francês, em 20 de setembro de 1981 foi ordenado sacerdote para a Diocese de Ajaccio, em Córsega.
Obteve o diploma em direito canônico e começou a estudar na Pontifícia Academia Eclesiástica, ingressando no serviço diplomático da Santa Sé em 1986. Serviu nas representações pontíficias da Algeria, Chile, Nações Unidas em Nova York, Líbano e na seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado.
Em 2006, foi nomeado secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado pelo Papa Bento XVI, cargo que ocupou até meados de janeiro de 2015. Como secretário, liderou diversas delegações da Santa Sé em encontros e conferências internacionais.
Em 8 de novembro de 2014, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Criado e proclamado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 15 de fevereiro de 2015, com o título de Santo Spirito in Sassia (Santo Espírito em Sassia).
Como se tornou protodiácono?
Seu título de protodiácono se dá por ser o cardeal com mais tempo de nomeação dentro da ordem dos cardeais diáconos.
O cardeal Dominique Mamberti foi proclamado protodiácono do Colégio dos Cardeais em 28 de outubro de 2024, após o falecimento do cardeal Renato Raffaele Martino. Antes disso, em 1º de julho de 2024, Mamberti havia sido nomeado vice-protodiácono, tornando-se o cardeal de maior antiguidade entre os cardeais diáconos após a elevação de três cardeais ao grau de presbíteros.
A fórmula completa

“Habemus Papam” é sim o momento mais esperado de todo o Conclave, no entanto não é apenas essa a fala do Cardeal-protodiácono.
Sua fórmula completa no latim, “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam! Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum (nome de batismo do eleito), Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem (sobrenome do eleito, não traduzido), qui sibi nomen imposuit (nome pontifício, seguido pelo nome ordinal, se houver)”. No português, “Eu vos anuncio uma grande alegria: temos o Papa! É o eminentíssimo e reverendíssimo senhor Dom (nome de batismo do eleito), cardeal da Santa Igreja Romana (sobrenome do eleito, não traduzido) que escolheu o nome (nome pontifício, seguido pelo nome ordinal, se houver)”.
Além de anunciar o novo pontífice, ele também é responsável por colocar o pálio (vestimenta litúrgica usada na Igreja, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, representando a ovelha que o pastor carrega nos ombros) sob os ombros do próximo sucessor de Pedro durante a Missa de Entronização.
Dom Mário Antônio da Silva e a devoção a Nossa Senhora Aparecida
Dom Mário Antônio já esteve em diversas ocasiões no Santuário Nacional, ele é devoto de Nossa Senhora e agora retorna a Aparecida como arcebispo.
Relembre a atuação de Dom Orlando junto à Família dos Devotos
Durante o episcopado de Dom Orlando em Aparecida, a atuação social do maior templo dedicado à Virgem Maria no mundo foi intensificada.
Conheça Dom Mário Antônio, novo arcebispo de Aparecida
Nomeado pelo Papa Leão XIV como novo arcebispo de Aparecida, nesta segunda-feira (02), Dom Mário Antônio da Silva possui uma trajetória de dedicação à Igreja Católica.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.