Nós, Missionários Redentoristas, temos uma clareza muito grande em relação à missão que recebemos na Igreja, isto é, devemos fazer “a proclamação explícita da Palavra de Deus para a conversão fundamental (Const. 10)” das pessoas. De tal modo que existe uma relação intrínseca e vital entre o missionário e a Palavra de Deus, ou seja, por meio do pregador Cristo continua falando ao mundo. Para isso é extremamente necessário que haja a consciência que devemos nos nutrir continuamente dessa Palavra, por meio da meditação assídua do mistério da salvação (Const. 81). Afinal, ninguém poderá oferecer o que não conhece ou possui! A mensagem que recebemos e acolhemos deve tornar-se vida em nossa vida, para depois ser partilhada e difundida para as demais pessoas! Será somente por meio desse dinamismo que o mundo tornar-se-á mais cristificado e dócil ao Plano de Deus! Pois, a Palavra de Deus é revelação divina em palavras e gestos!
O grande exemplo que temos disso é Santo Afonso de Ligório, que compôs uma obra intitulada Selva di Materie Predicabili. Esse é um escrito rico de citações bíblicas e patrísticas que reflete o quanto ele bebia na fonte límpida da Palavra de Deus e da teologia que se alimenta dela. Além disso, o nosso fundador desejava que seus missionários observassem o sentido literal da Escritura evitando perder-se em divagações! E outra prova de quanto ele valorizava a Palavra de Deus é o fato de ter feito a tradução dos salmos do latim para a língua do povo e de usar abundantemente citações bíblicas em todos os seus livros. De maneira que a tradição alfonsiana está fundada e alicerçada na constante valorização da Palavra de Deus como principal conteúdo evangelizador a ser veiculado aos corações humanos! Essa atitude é a antecipação do primado absoluto da Palavra de outros tempos mais modernos na Igreja!
Portanto, em todos os trabalhos apostólicos que os Missionários Redentoristas realizam no mundo deverá estar impressa esta marca inconfundível e forte da mensagem de Deus, pois verdadeiramente ela é para nós: “alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual (Const. 28)”. E somente seremos discípulos-missionários de Jesus Cristo, o Santíssimo Redentor, se tivermos, antes de tudo, a atitude de ouvintes atentos da Palavra do Mestre! Por intermédio disso, seremos reconhecidos como “embaixadores de Cristo” (cf. 2Cor 5,20). Caso contrário, nosso anúncio será uma palavra a mais em meio a um mundo de tantas vozes e ruídos ensurdecedores! Certo é que, a Palavra que poderá fazer toda a diferença e transformação em nossa vida e na vida das pessoas será, sempre, a de Deus!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.