Revista de Aparecida

Revista de Aparecida: O Santuário em sua casa

Na comemoração das duas décadas da Revista de Aparecida, exploramos os fatos e as curiosidades da revista que evangeliza, catequiza e informa os devotos de Nossa Senhora

Escrito por Victor Hugo Barros

02 SET 2022 - 10H29 (Atualizada em 09 JAN 2023 - 15H19)

Família dos Devotos

Nascida em 2002, a Revista de Aparecida surgiu como um presente para agradecer o “sim” dos membros da então Campanha dos Devotos. Desde então, tornou-se um forte instrumento de comunicação e evangelização.

Primeira Edição
A primeira edição apresentava o trabalho dos Missionários Redentoristas (Você já se encontrou com um Redentorista!), aprofundamento sobre estudos marianos (Visões e Aparições de Maria), além da Liturgia completa do mês e da participação ativa dos devotos de Nossa Senhora.

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida
CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida


“Estou feliz por mais esta vitória! Graças à sua fidelidade estamos lançando o primeiro exemplar da Revista de Aparecida”. Com essas palavras, o então Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Aloísio Lorscheider iniciou a primeira página da edição número 1 da Revista de Aparecida. 

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida
CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida


Inicialmente com uma tiragem de 50 mil exemplares, a publicação cresceu além das expectativas. Em pouco mais de dois anos, a busca dos devotos pelo conteúdo formador da Casa da Mãe fez com que a tiragem quase quadruplicasse, chegando a 194 mil exemplares em Maio de 2004. Logo, a Revista de Aparecida tornou-se a maior revista católica do Brasil, tornando-se um subsídio catequético e informativo completo para famílias, comunidades e devotos de Nossa Senhora. 

Ampliando fronteiras

Assim como a devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Revista de Aparecida também transpõe as fronteiras. Atualmente, a publicação é enviada para 05 continentes e 38 países além do Brasil. 

Trabalho em conjunto

Ao longo de 20 anos da Revista de Aparecida, as 246 edições somaram 13.076 páginas, incluindo esta edição, com cada uma contendo o trabalho de editores, colunistas, fotógrafos, revisores, diagramadores e, especialmente, do devoto da Mãe Aparecida. 

Jornalismo

Diversos momentos da vida da Igreja no Brasil e no mundo foram noticiados pela Revista de Aparecida. Entre eles o Centenário da Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida (2004), a inauguração da TV Aparecida (2005), a eleição dos papas Bento XVI (2005) e Francisco (2013), a criação de Dom Raymundo Damasceno como cardeal (2010), a canonização de São João XXIII e São João Paulo II (2014), e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida (2017).

Os Papas e Aparecida

As visitas dos papas ao Santuário Nacional também foram repercutidas pela Revista de Aparecida. Em 2007, as edições de maio e junho realizaram, ao longo de 88 páginas ao todo, a cobertura da Visita Apostólica do Papa Bento XVI à Casa da Mãe. Em 2013, a presença do Papa Francisco na Basílica da Padroeira foi tema da edição de julho, contada ao longo de 52 páginas.

Thiago Leon
Thiago Leon


Ambos os pontífices já foram presenteados com a Revista de Aparecida. Dois meses após sua eleição, em junho de 2005, Bento XVI recebeu das mãos do então arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, um exemplar da Revista. Em 2016, foi a vez do bispo emérito de Coari (AM), Dom Joércio Gonçalves Pereira, entregar ao Papa Francisco uma edição da publicação dias após a inauguração do monumento que homenageia Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano.

Informações exclusivas

Uma das formas de agradecimento ao devoto que contribui com a Casa da Mãe é a oportunidade de ter em primeira mão informações exclusivas do Santuário Nacional, como o Trono de Nossa Senhora, apresentado à Família dos Devotos em Janeiro de 2003, a Coroa Jubilar, em Janeiro de 2017, e a Jornada Bíblica e o revestimento da Fachada Norte, em Janeiro de 2019. 
Deus em minha casa

A liturgia diária da Igreja sempre integrou a Revista de Aparecida, desde a sua primeira edição. Atualmente, a seção “Deus em minha Casa” continua trazendo reflexões de cada dia, sempre baseadas nas leituras estabelecidas pelo calendário litúrgico.

Carta do Arcebispo

Desde o início da Revista de Aparecida, três religiosos diferentes escreveram a tradicional “Carta do Arcebispo”, presente desde a primeira edição da publicação. São eles: Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis e Dom Orlando Brandes.

Thiago Leon
Thiago Leon


Menor Aprendiz

O projeto Menor Aprendiz do Santuário Nacional foi criado em 2004 e implantado em 2005 graças à Revista de Aparecida. Na época, cerca de 80 adolescentes preparavam a publicação para postagem. Destes, 42 foram contratados pelo Santuário Nacional em 2008, ocasião em que a Revista de Aparecida migrou sua impressão e operação logística para São Paulo. Atualmente, o Santuário Nacional oferece seis projetos para menores aprendizes, oferecendo formação para 130 jovens.

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida
CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida


Equipe

Cerca de 80 pessoas, entre colaboradores do Santuário Nacional e Missionários Redentoristas trabalham nas diversas etapas da Revista de Aparecida, desde a definição das pautas até o envio da publicação para a casa dos devotos. Este número não leva em conta parceiros que possibilitam a impressão e a chegada da Revista nos mais distintos lugares.
20 anos de vida

Nascida em 2002, a Revista de Aparecida é mais “jovem” que o Jornal Santuário - fundado em 1900 - e a Rádio Aparecida, criada em 1951. Porém, é mais antiga do que a TV Aparecida, que entrou no ar em 2005, e o Portal A12, em 2010.

Originou as Revistas Devotos Mirins e Jovens de Maria

O projeto de evangelização do Santuário Nacional ganhou dimensões tão grandes ao longo dos anos que a Casa da Mãe decidiu também contemplar os devotos mais jovens, com o lançamento da Revista Devotos Mirins, em Outubro de 2006, e da Revista Jovens de Maria, em Outubro de 2016.

Participação dos Devotos

As bênçãos dadas por Nossa Senhora aos seus devotos fizeram parte da Revista de Aparecida. Desde a primeira edição, a seção “Histórias de Fé” testemunha as graças que os filhos de Nossa Senhora recebem e fazem questão de partilhar com os leitores, como forma de agradecimento à Mãe Aparecida.

Evangelização 

O caráter evangelizador da Revista de Aparecida é confirmado por centenas de cartas e e-mails que diariamente chegam ao Santuário Nacional. Neles, há testemunhos sobre a utilização da publicação nas comunidades e grupos de oração. Não são raros também os relatos de doações para entidades, consultórios e presídios, entre outros espaços.

Catequese

O aprofundamento catequético da Revista de Aparecida não se limita só aos presentes enviados pessoalmente aos devotos que contribuem com o Santuário Nacional. No portal A12.com/familiadosdevotos, no YouTube, no Spotify, no Facebook, no Instagram e no Twitter, os materiais multimídia produzidos pela Família dos Devotos levam oração, espiritualidade e informação para o fiel que também está na internet. 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...