Revista de Aparecida

Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões Redentoristas

A celebração da romaria marca o encerramento das atividades das missões em 2025, mas o trabalho pastoral continua no Santuário no tempo do Advento e Natal

Escrito por Gustavo Marcelino

08 DEZ 2025 - 08H22 (Atualizada em 08 DEZ 2025 - 14H17)

Rian Torres

No último sábado (06), o Santuário Nacional acolheu a 35ª Romaria das Missões Redentoristas, que participaram de uma celebração, às 9h, no Altar Central. Os missionários celebram mais um ano de evangelização por meio das missões, no Brasil e no mundo.

Rian Torres Rian Torres

“A Romaria Missionária, ela nasceu com o propósito, com o desejo de ser uma motivação, uma renovação da motivação e da fé dos coordenadores e auxiliares. Quando acontecem as missões, o povo fica vibrando, entusiasmado naquele fervor missionário, aquela fé fortalecida”, explica irmão João Batista de Viveiros, missionário redentorista.

Ainda sobre a importância da romaria, irmão Viveiros diz que a romaria renova os ânimos dos missionários e os leva para um novo ano cheio de propósito. “Durante o passar do tempo, muita gente vai esfriando, vai se desligando. Outros continuam fiéis sempre. E a Romaria é para ajudar a renovar a fé daqueles que estão vibrando, que estão animados, e como reanimar aqueles que perderam um pouco do vigor, do impulso”, salienta o religioso.

Rian Torres Rian Torres

“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15)

Atualmente, há quatro equipes missionárias na província Nossa Senhora Aparecida: Araraquara (SP), outra em São João da Boa Vista (SP), uma terceira em Salvador (BA) e a quarta residindo na cidade de Monjolos (MG). Os 15 missionários aptos a realizar as Santas Missões percorrem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

Para ele, as missões são “tempo especial de renovar a vida daqueles que estão um pouco mais afastados, como motivar aqueles que já participam e, claro, transformar aqueles que ainda não se converteram”, reforça o irmão, que atua diretamente com outros missionários nas missões durante o ano.

Rian Torres Rian Torres

Renovar a fé para perseverar na missão

Rian Torres Rian Torres

Aproveitando o período do Advento e o Tempo do Natal, os religiosos vêm para o Santuário realizar um trabalho pastoral para ajudar no atendimento aos peregrinos que por aqui passam. Mas a atuação deles nas missões, durante o ano todo, reverbera no coração dos leigos de cada comunidade, que nesse tempo, continuam levando a esperança da vinda do Menino Jesus.

“Nesse período, os missionários redentoristas, os padres, os irmãos, eles estão trabalhando na Basílica (...) É o tempo de a gente preparar o coração para celebrar o Natal. Isso não é só para o povo, mas para o próprio missionário. No santuário, ele vem se preparar também para celebrar o Natal. E, depois, a gente vem preparar para o próximo ano”, reitera o redentorista.

O fim de mais um ano marca a conclusão das missões, um momento em que é preciso olhar com gratidão para o que foi vivenciado, e também significa olhar com esperança e perseverança para o ano que vai chegar. “No próximo ano, em 2026, nós temos várias missões. Temos oito missões já preparadas, já agendadas, os padres já estão se preparando”, conclui irmão Viveiros.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...