Revista de Aparecida

Somos peregrinos a caminho do Ano Jubilar

Escrito por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

01 NOV 2024 - 07H00 (Atualizada em 12 NOV 2024 - 12H09)

Carlos Apparecida

No próximo mês vamos iniciar mais um Ano Santo. Vai ser um tempo especial de festa e de alegria. Queremos convidar você para visitar Nossa Senhora e seu Santuário. Seja você também um peregrino da esperança a caminho do Ano Jubilar! Aceite nosso convite e viva com alegria esse itinerário de peregrinação e de encontro com a esperança e com a misericórdia de Deus.

Na Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do ano 2025, o Papa Francisco lembra que a esperança não decepciona, não engana, não confunde, não defrauda e não desaponta. O Papa destaca que, ao falar da esperança, o apóstolo Paulo infunde coragem à comunidade cristã de Roma (Rm 5,5).

A esperança é a mensagem central do Jubileu que, segundo uma antiga tradição, o Santo Padre proclama de vinte e cinco em vinte e cinco anos. A virtude teologal da Esperança é simbolizada, na iconografia cristã, pela imagem da âncora, que indica o porto seguro das nossas vidas. Acreditar na Esperança é deixar-se iluminar pelo esplendor da luz de Cristo.

Thiago Leon
Thiago Leon


Sinais do Jubileu da Esperança

São muitos os sinais do jubileu: a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação, a Eucaristia, a promoção da vida, o empenho a favor da justiça e a Indulgência Jubilar. Ao longo da história da Igreja, o Jubileu foi sempre um evento do povo. Ele é fruto da piedade popular e da fé do Povo de Deus. Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança.

Não é difícil reconhecer quem são os destinatários da Esperança: os pobres, os pecadores, os que sofrem, os que buscam o Senhor, os que promovem a paz, os peregrinos, os que têm fé, os que rezam e todos aqueles que, diante do mistério da encarnação, reconhecem que Jesus Cristo é nossa salvação!

Os principais sinais do Ano Santo falam da luz que dissipa as trevas, da misericórdia de Deus, do consolo nas aflições, da cura física e espiritual, da paz que é fruto da justiça, da alegria em peregrinar para servir, da fé em Jesus Cristo, do poder da oração e, finalmente, do realismo da encarnação.

Vatican Media
Vatican Media
Logotipo do Jubileu da Esperança


Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário

O Ano Jubilar indica quem somos nós: somos pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida. Desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário Nacional e que aqui encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão.

Na alegria de celebrar o Ano Santo de 2025, nosso coração transborda de júbilo e de esperança. É o próprio Senhor que nos convida à oração e à vivência da fé. Ao longo de todos os dias desse Jubileu, do nascer ao pôr do sol, Nossa Senhora Aparecida nos acolhe como peregrinos da esperança e nos envia em missão.

Tempo de Deus em nossas vidas, o Ano Jubilar é um tempo favorável para viver a fraternidade e o bem comum. Porque somos peregrinos da esperança, a Mãe Aparecida quer nos conduzir até a Porta Santa que é Jesus.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...