Revista de Aparecida

Terço dos Homens: Disposição na busca pela paz

A busca pela profundidade por meio da oração é o que move a espiritualidade dos homens de comunidade em Campo Grande (MS)

Escrito por Ir. Viveiros, C.Ss.R.

14 SET 2022 - 15H45 (Atualizada em 09 JAN 2023 - 16H57)

A disposição para rezar antes mesmo do nascer do sol é o que alimenta a devoção de vários homens que, há mais de três anos, se reúnem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, em Campo Grande (MS), para a oração do Santo Rosário.

Quem conta as vivências do grupo é o coordenador, João Marculino da Silva, 54, que também participa da coordenação dos grupos do Terço dos Homens na Arquidiocese da capital sul mato-grossense. Os encontros do grupo da Paróquia, que atualmente conta com mais de 30 homens, acontecem às 5h15 da manhã dos dias 13 e 27 de cada mês, sob a direção espiritual do Pe. Jucelândio José do Nascimento. Uma reunião com as famílias dos homens do Terço e fiéis da comunidade também é realizada nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 19h, com a oração do Santo Rosário, a partilha da palavra e uma confraternização.

João Marculino garante que o horário das 5h15 é uma das motivações mais fortes para os fiéis que se dispõem a rezar o Santo Terço. “É um horário em que as pessoas estão dormindo e nós estamos rezando em frente do Santíssimo, em frente da imagem de Nossa Senhora, e é um horário em que a gente se sente bem. (...) Às 6h15 já termina e as pessoas vão para o trabalho. Então a gente já se acostumou com o gosto de estar pela madrugada rezando”, conclui.

O coordenador ainda explica que cada integrante conta com um kit composto por uma Bíblia do Homem de Fé, um terço e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para a reza particular e a meditação diária da Palavra de Deus promovida pelo grupo. Além de auxiliar uma comunidade indígena por meio da doação de roupas, os homens alimentam a prática da caridade por meio da doação de sangue realizada anualmente e da divulgação da reforma da Igreja Matriz da comunidade.

Alimentar a devoção e a caridade sob os cuidados de Jesus e da Virgem Maria é uma oportunidade que cada cristão tem; e que os fiéis de Campo Grande podem exercitar em 48 grupos do Terço dos Homens coordenados pela Arquidiocese, atendendo assim ao chamado de Jesus à oração: “Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa” (Jo 16,24).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...