Terço dos Homens: Disposição na busca pela paz
A busca pela profundidade por meio da oração é o que move a espiritualidade dos homens de comunidade em Campo Grande (MS)

A disposição para rezar antes mesmo do nascer do sol é o que alimenta a devoção de vários homens que, há mais de três anos, se reúnem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, em Campo Grande (MS), para a oração do Santo Rosário.
Quem conta as vivências do grupo é o coordenador, João Marculino da Silva, 54, que também participa da coordenação dos grupos do Terço dos Homens na Arquidiocese da capital sul mato-grossense. Os encontros do grupo da Paróquia, que atualmente conta com mais de 30 homens, acontecem às 5h15 da manhã dos dias 13 e 27 de cada mês, sob a direção espiritual do Pe. Jucelândio José do Nascimento. Uma reunião com as famílias dos homens do Terço e fiéis da comunidade também é realizada nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 19h, com a oração do Santo Rosário, a partilha da palavra e uma confraternização.
João Marculino garante que o horário das 5h15 é uma das motivações mais fortes para os fiéis que se dispõem a rezar o Santo Terço. “É um horário em que as pessoas estão dormindo e nós estamos rezando em frente do Santíssimo, em frente da imagem de Nossa Senhora, e é um horário em que a gente se sente bem. (...) Às 6h15 já termina e as pessoas vão para o trabalho. Então a gente já se acostumou com o gosto de estar pela madrugada rezando”, conclui.
O coordenador ainda explica que cada integrante conta com um kit composto por uma Bíblia do Homem de Fé, um terço e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para a reza particular e a meditação diária da Palavra de Deus promovida pelo grupo. Além de auxiliar uma comunidade indígena por meio da doação de roupas, os homens alimentam a prática da caridade por meio da doação de sangue realizada anualmente e da divulgação da reforma da Igreja Matriz da comunidade.
Alimentar a devoção e a caridade sob os cuidados de Jesus e da Virgem Maria é uma oportunidade que cada cristão tem; e que os fiéis de Campo Grande podem exercitar em 48 grupos do Terço dos Homens coordenados pela Arquidiocese, atendendo assim ao chamado de Jesus à oração: “Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa” (Jo 16,24).

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus
Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade. O grupo tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade.

Dom Gil Antônio Moreira e Terço dos Homens: “Um movimento oracional e evangelizador”
"A partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres", afirma Dom Gil.

Terço dos Homens: Em constante caminhada com o Rosário
Recorrer às comunidades e atrair fiéis para a oração do Santo Rosário são ações que fazem parte do carisma evangelizador de um dos grupos do Terço dos Homens de Ponte Nova, na Região da Mata de Minas Gerais.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.