Por João Pedro Ribeiro Em Revista de Aparecida

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus

Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade


Acervo pessoal
Acervo pessoal
Ronei durante a apresentação do projeto Aparecida pelo Brasil na XV Romaria do Terço dos Homens


“Feliz quem mora em vossa casa: sempre canta vossos louvores.” O Salmo 83,5 se reflete vivamente no Grupo de Terço dos Homens da Paróquia Mãe da Divina Misericórdia, na cidade de Brumadinho (MG).

O carisma musical do grupo, fundado em 6 de junho de 2011, é detalhado por Ronei Gomes Medeiros. A invocação ao Divino Espírito Santo inicia os encontros, e, entre cada dezena, um verso é cantado. O grupo conta com um hino próprio, que termina a recitação do Santo Rosário antes da leitura do Evangelho. O Hino Oficial do Terço dos Homens sempre finaliza as reuniões. “Nós rezamos os mistérios do Rosário, e o último [mistério] é sempre cantado”, relata Ronei. Ele também se alegra por poder visitar outros grupos vizinhos, o que considera ser um diferencial de seu grupo. “Nós fretamos ônibus e vamos às reuniões de outros grupos em seus horários, e também recebemos visitas dos grupos”, conta.

O grupo, que conta com a coordenação de Irineu de Oliveira Porto e tem como pároco o Pe. Pedro de Souza Silva, tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade, praticada na forma de doações de alimentos e coletas de roupas. Ele recorda o desastre que ocorreu na cidade após o rompimento de uma barragem, em janeiro de 2019. “Nós precisamos de muita oração para superar esse momento”, lembra. Na intenção das vítimas do desastre, um grupo de Brumadinho rezou uma dezena durante a XI Romaria Nacional do Terço dos Homens, que aconteceu no Santuário Nacional em fevereiro do mesmo ano. “Foi um momento muito emocionante porque, com a igreja lotada, com 70 mil homens [...] foi uma comoção muito grande”, destaca.

Os homens da cidade de Brumadinho que desejam unir-se à Virgem Maria, que “de fato, depois de elevada ao céu, não abandonou a missão salvadora” (Lumen Gentium 62) sendo sempre “advogada, auxiliadora, socorro e medianeira” (LG, 62), têm a chance de participarem nas reuniões que acontecem nas segundas-feiras, às 19h30, na Igreja São Francisco de Assis, do bairro Presidente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Ribeiro, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...