Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional
Revista de Aparecida

Terço dos Homens: o que nos dizem os papas sobre a oração do Rosário

A exemplo de Maria, sob incentivo e direção eclesial, os homens do terço ajudam a difundir a oração do Santo Terço

Escrito por Gustavo Marcelino

02 FEV 2026 - 07H00

Rezar o terço é um dos gestos mais bonitos e mais antigos relacionados a devoção mariana. O apóstolo Lucas, em seus escritos, já reforçava o pedido para a perseverança da oração e “rezar sempre, sem desanimar” (Lc 18,1). Daí em diante, também Paulo relata a prece em seus livros e cartas, evidenciando que, desde os primórdios do cristianismo, a reza era tradição essencial entre os cristãos. “Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na vida em comunidade, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).

Assim também, diversos papas, ao longo da história, suscitavam a oração do Rosário, reforçando seu efeito como instrumento de súplica e agradecimento. “Se a prática do Rosário for retamente seguida, de modo a poder ostentar toda a eficácia que lhe é intrínseca, não somente aos simples indivíduos, mas também a toda a sociedade, trará a maior utilidade” (Laetitiae Sanctae, 2).

Papa Leão XIII

Wikimedia Commons Wikimedia Commons Papa Leão XIII

Conhecido como “o Papa do Rosário”, Leão XIII foi grande incentivador da oração do terço e escreveu muitas cartas voltadas à contemplação dos mistérios da vida de Cristo. “Não somente exortamos calorosamente todos os cristãos a praticarem, sem se cansar, o piedoso exercício do Rosário, publicamente, ou em particular, nas suas casas e famílias, mas também queremos que todo o mês de Outubro do ano em curso seja consagrado e dedicado à celeste Rainha do Rosário” (Supremi Apostolatus Officio, 12).

Para ele, rezar à Maria, enquanto devotamos nosso coração a Deus, é benéfico, não somente a nós, mas também a todo o povo. “Se a prática do Rosário for retamente seguida, de modo a poder ostentar toda a eficácia que lhe é intrínseca, não somente aos simples indivíduos, mas também a toda a sociedade, trará a maior utilidade” (Laetitiae Sanctae, 2).

“Cada vez que na recitação do Rosário mariano consideramos os mistérios da nossa salvação, de certo modo imitamos e emulamos os ofícios outrora confiados à milícia angélica” (Augustissimae Virginis Mariae, 11). Dito isto, assim o fazem os homens do terço, rezando e difundindo a oração do Rosário em suas famílias, comunidades, paróquias e dioceses.

“De acordo com os divinos desígnios da Providência, o Rosário desperta no ânimo de quem reza uma suave confiança de ser atendido, e move a maternal piedade da Virgem bendita a corresponder a tal confiança com a ternura dos seus socorros.” Papa Leão XIII, Iucunda Semper Expectatione, 3

Cabe dizer que, papa Leão XIII nos exorta, para além de simplesmente orar, que vivamos de forma consciente e piedosa, as súplicas realizadas na oração do Santo Terço. “A Nós apraz recordar aqui de modo especial que, entre as múltiplas formas de piedade para com Maria, a mais estimada e praticada é a, tão excelente, do santo Rosário” (Adiutricem Populi, 1).

“Como é necessário que a fé, para ser digna e perfeita, se manifeste exteriormente, "pois que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz a profissão para a salvação" (Rom 10, 10), no Rosário achamos também excelente meio para professarmos a nossa fé” (Fidentem Piumque Animum, 10). Viver, como o fazem os grupos de Terço dos Homens, a devoção e meditação do Rosário, edifica e solidifica a fé que nasce em seus corações, com Cristo como centro e sua Mãe como mediadora de cada pedido.

“O Rosário constitui a mais excelente forma de oração, e o meio mais eficaz para alcançar a vida eterna, visto como, além da excelência das suas orações, ele nos oferece uma sólida defesa da nossa fé e um sublime modelo de virtude, nos mistérios propostos à nossa contemplação.” Papa Leão XIII, Diuturni Temporis, 3

Papa São Pio X

Wikimedia Commons Wikimedia Commons Papa Pio X

A São Pio X, Maria é quem nos leva a Seu Filho. É ela a principal intercessora entre nós e Cristo, nos aproximando dele por meio das orações a ela dedicadas, como é o caso do Rosário. “Não há caminho mais seguro ou mais fácil do que o de Maria, pelo qual os homens podem chegar a Cristo (Ad Diem Illum Laetissimum, 5).

Papa Pio XII

Wikimedia Commons Wikimedia Commons Papa Pio XII

Enquanto Bispo de Roma, Pio XII, escreveu sobre a oração do Rosário. Em sua Encíclica Ingruentium Malorum, o pontífice pede que, ao rezar, não deixemos de pensar naqueles que mais necessitam de nossa prece. “Ao desfiardes, em prece de novo fervor, as contas do terço de nossa Senhora, não esqueçais, dizemos, os que no cativeiro, nas prisões, nos campos de concentração se encontram infelizmente detidos”.

Papa São Paulo VI

Wikimedia Commons Wikimedia Commons Papa Paulo VI

Um dos textos centrais, voltados à devoção mariana, a Exortação Apostólica Marialis Cultus serve de alicerce para muito do que é dito em estudos sobre Nossa Senhora e sua figuração ao lado de Jesus. “Oração evangélica, centrada sobre o mistério da Encarnação redentora, o Rosário é, por isso mesmo, uma prece de orientação profundamente cristológica”, nos diz Paulo VI.

Parte a parte da oração, o texto do Santo Padre nos explica mais sobre o Rosário e suas referências à vida de Cristo.

“A repetição da Ave-Maria constitui a urdidura sobre a qual se desenrola a contemplação dos mistérios; aquele Jesus que cada Ave-Maria relembra é o mesmo que a sucessão dos mistérios propõe, uma e outra vez, como Filho de Deus e da Virgem Santíssima; nascido numa gruta de Belém; apresentado pela mesma Mãe no Templo; um rapazinho ainda, a demonstrar-se cheio de zelo pelas coisas de seu Pai; depois, Redentor, agonizante no horto, flagelado e coroado de espinhos; a carregar a cruz e a morrer sobre o Calvário; por fim, ressuscitado da morte e elevado à glória do Pai, para efundir o dom do Espírito.” Papa Paulo VI, Marialis Cultus, 46

É também São Paulo VI quem dispõe sobre o objetivo final da oração do Santo Terço. “A finalidade última do culto à bem-aventurada Virgem Maria é glorificar a Deus e levar os cristãos a aplicarem-se numa vida absolutamente conforme a sua vontade” (Marialis Cultus, 39).

Papa São João Paulo II

Vatican Media Vatican Media Papa João Paulo II

Na oração do Angelus, em 29 de outubro de 1978, papa João Paulo II exprimiu: “o Rosário é a minha oração predilecta”, declaração a qual, mais de 20 anos depois, relembrou em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. “Esta oração teve um lugar importante na minha vida espiritual (...) O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações” (Rosarium Virginis Mariae, 2).

“O relançamento do Rosário nas famílias cristãs, no âmbito de uma pastoral mais ampla da família, propõe-se como ajuda eficaz para conter os efeitos devastantes desta crise da nossa época.” Papa João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, 6

Assim suplicou o santo, e assim o fazem os homens do terço, realizando encontros de oração em suas comunidades, sob orientação e direção espiritual dos padres de suas paróquias. O movimento do Terço dos Homens segue, a exemplo de Maria, sob os ensinamentos de Cristo e de acordo com as diretrizes da Igreja, difundindo essa prece que, acima de tudo, aproxima os que rezam de Jesus Cristo.

Papa Francisco

Vatican Media Vatican Media Papa Francisco

“Penso na fé firme das mães ao pé da cama do filho doente, que se agarram a um terço ainda que não saibam elencar os artigos do Credo”, disse Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, a fim de exprimir sua satisfação em ver atos de fé como a oração do Rosário. “Quem ama o povo fiel de Deus, não pode ver estas acções unicamente como uma busca natural da divindade; são a manifestação duma vida teologal animada pela acção do Espírito Santo, que foi derramado em nossos corações (cf. Rm 5, 5)(Evangelii Gaudium, 125).

Papa Leão XIV

Vatican Media Vatican Media Papa Leão XIV

Por fim, Papa Leão XIV, com poucos meses em seu papado, também já mencionou a oração do Santo Rosário em seus discursos. A exemplo de seus antecessores, sobretudo de Leão XIII, ele nos convida a meditar os mistérios do terço.

“Rezando o terço, vamos nos aproximar ainda mais de Nossa Senhora. Ela nos leva sempre ao seu Filho Jesus, que nos dá de novo o seu Espírito e nos recria, fazendo de nós, missionários de paz e misericórdia”, disse Papa Leão XIV durante Audiência Geral, dia 01 de outubro de 2025.

Recentemente, durante Audiência Geral, dia 14 de janeiro de 2026, o Pontífice exprimiu uma vez mais a importância de incluirmos a oração do Santo Terço em nosso cotidiano. “No dia e na semana do cristão não pode faltar o tempo dedicado à oração, à meditação e à reflexão. Só quando falamos com Deus podemos também falar de Deus”, completou.

Terço dos Homens

Thiago Leon Thiago Leon A 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens se aproxima

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, acontece a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional de Aparecida. O encontro, que deste ano tem como tema “Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!” e lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15), quer reunir os milhares de homens do movimento no maior templo mariano do mundo, fortificando ainda mais a fé daqueles que, por Maria, querem chegar a Jesus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gustavo Marcelino, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Querido(a) devoto(a),

Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.

Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.

Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:

local_phone  0300 2 10 12 10

phone_android  WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.

arrow_forward Clique Aqui


Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida

Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.