Terço dos Homens: Perseverança na fé com a Mãe de Deus
Fiéis da Paróquia São José de Vila Zelina, em São Paulo, conservam a devoção do Rosário há 16 anos em reuniões quinzenais

Motivados com as palavras de São Paulo, que exortam os fiéis seguidores de Cristo a serem “perseverantes na oração” (Rm 12,12), os homens da Paróquia São José de Vila Zelina, em São Paulo (SP), reúnem-se para meditar os mistérios da vida de Jesus Cristo em torno do Santo Rosário. Nos encontros, após a recitação do Terço, os fiéis realizam a proclamação da Palavra com o Evangelho do dia e a recitação da Ladainha de Nossa Senhora.
Quem conta a história do grupo é o coordenador José Hilton Mendes Vieira, 64, de São Paulo (SP), que teve a inspiração de idealizá-lo graças à motivação de dois padres que, em 2005, deram a sugestão para que os homens da comunidade se reunissem ao redor da devoção do Rosário. Após um ano, no dia 10 de maio de 2006, o grupo do Terço dos Homens teve início na paróquia, com a presença de 120 participantes. Hoje, a comunidade conta com a direção espiritual do Pe. Fausto Marinho.
Para José Hilton, a participação ativa na comunidade e a coordenação do grupo do Terço dos Homens agregam muito valor à sua espiritualidade e reforçam a possibilidade de várias paróquias promoverem a devoção. “Acho que toda paróquia deveria ter um Terço dos Homens para amar mais Nossa Senhora. Para mim (...) é uma Mãe que cuida da gente. Quem ama seu Filho, ama sua Mãe.”
Ele lamenta que a pandemia reduziu a quantidade de participantes, mas alegra-se com o fato de que 25 homens perseveram na oração e na caridade, promovendo a entrega de cestas básicas a famílias carentes e comida a moradores de rua, levando também oração à casa dos fiéis da comunidade. O coordenador conclui que, assim como o amor a Nossa Senhora, o Rosário sempre o acompanhou na caminhada cristã, assim como as visitas a Aparecida e à Casa da Mãe. “Como eu rezo diariamente, para mim é gratificante. (...) Eu aprendi isso com a minha mãe, avó, rezo o terço diariamente, faço visita ao Santuário Nacional uma vez por ano.”
Os fiéis da Paróquia São José de Vila Zelina podem participar dos encontros do Terço dos Homens nas quartas-feiras da segunda e quarta semanas de cada mês às 20h.
Você também pode contar a história do Terço dos Homens da sua cidade na Revista de Aparecida. Envie sua foto e seu relato para:
• E-mail: devotos@santuarionacional.com
• Caixa Postal: 41 - Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Família dos Devotos
CEP 12570-970 – Aparecida (SP)

Terço dos Homens: Música, Caridade e União para se aproximar de Deus
Grupo de Brumadinho (MG) usa da música e do encontro com o próximo para reunir os homens da cidade. O grupo tem em média a presença de 70 homens durante os encontros, e reforça o sentido da caridade impresso no espírito da comunidade.

Dom Gil Antônio Moreira e Terço dos Homens: “Um movimento oracional e evangelizador”
"A partir do Terço, a partir da devoção a Nossa Senhora, a partir do amor que a gente tem a Maria e à Igreja, a gente cresce como Igreja, com a participação na vida eucarística, na vida pastoral das Igrejas e até no cuidado com os pobres", afirma Dom Gil.

Terço dos Homens: Em constante caminhada com o Rosário
Recorrer às comunidades e atrair fiéis para a oração do Santo Rosário são ações que fazem parte do carisma evangelizador de um dos grupos do Terço dos Homens de Ponte Nova, na Região da Mata de Minas Gerais.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.