Código Personalizado
Revista de Aparecida

Terço dos Homens: Perseverança na fé com a Mãe de Deus

Fiéis da Paróquia São José de Vila Zelina, em São Paulo, conservam a devoção do Rosário há 16 anos em reuniões quinzenais

Escrito por Ir. Viveiros, C.Ss.R.

17 NOV 2022 - 10H25 (Atualizada em 28 DEZ 2022 - 08H47)

Arquivo Pessoal

Motivados com as palavras de São Paulo, que exortam os fiéis seguidores de Cristo a serem “perseverantes na oração” (Rm 12,12), os homens da Paróquia São José de Vila Zelina, em São Paulo (SP), reúnem-se para meditar os mistérios da vida de Jesus Cristo em torno do Santo Rosário. Nos encontros, após a recitação do Terço, os fiéis realizam a proclamação da Palavra com o Evangelho do dia e a recitação da Ladainha de Nossa Senhora.

Quem conta a história do grupo é o coordenador José Hilton Mendes Vieira, 64, de São Paulo (SP), que teve a inspiração de idealizá-lo graças à motivação de dois padres que, em 2005, deram a sugestão para que os homens da comunidade se reunissem ao redor da devoção do Rosário. Após um ano, no dia 10 de maio de 2006, o grupo do Terço dos Homens teve início na paróquia, com a presença de 120 participantes. Hoje, a comunidade conta com a direção espiritual do Pe. Fausto Marinho.

Para José Hilton, a participação ativa na comunidade e a coordenação do grupo do Terço dos Homens agregam muito valor à sua espiritualidade e reforçam a possibilidade de várias paróquias promoverem a devoção. “Acho que toda paróquia deveria ter um Terço dos Homens para amar mais Nossa Senhora. Para mim (...) é uma Mãe que cuida da gente. Quem ama seu Filho, ama sua Mãe.”

Ele lamenta que a pandemia reduziu a quantidade de participantes, mas alegra-se com o fato de que 25 homens perseveram na oração e na caridade, promovendo a entrega de cestas básicas a famílias carentes e comida a moradores de rua, levando também oração à casa dos fiéis da comunidade. O coordenador conclui que, assim como o amor a Nossa Senhora, o Rosário sempre o acompanhou na caminhada cristã, assim como as visitas a Aparecida e à Casa da Mãe. “Como eu rezo diariamente, para mim é gratificante. (...) Eu aprendi isso com a minha mãe, avó, rezo o terço diariamente, faço visita ao Santuário Nacional uma vez por ano.”

Os fiéis da Paróquia São José de Vila Zelina podem participar dos encontros do Terço dos Homens nas quartas-feiras da segunda e quarta semanas de cada mês às 20h.



Você também pode contar a história do Terço 
dos Homens da sua cidade na Revista de Aparecida. Envie sua foto e seu relato para:

• E-mail: devotos@santuarionacional.com
• Caixa Postal: 41 -  Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Família dos Devotos
  CEP 12570-970 – Aparecida (SP)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, C.Ss.R., em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.