Na vida de um religioso ou de uma pessoa consagrada a Deus é comum fazerem o pedido de narrar sua vocação, do momento especial no qual sentiu o chamado de Deus. Fr. Jovani tem a convicção de que Deus fala sempre na vida das pessoas, ainda que não reconheçam sua voz.
Por isso, ao aceitar o pedido de falar de sua experiência vocacional, vai falar de alguns momentos especiais de seu chamado, sem perder de vista que Deus esteve presente durante toda a sua vida, nada foi coincidência.
O primeiro elemento vocacional que Fr. Jovani destaca em seu chamado é a família, ela é como aquela terra boa do evangelho, onde a semente cresceu, desenvolveu-se e deu frutos (cf. Mc 4,8). Jovani Cuéllar Peña nasceu no dia 15 de julho de 1998, tem 23 anos e é o terceiro filho de Arnulfo Cuéllar e Ana Ider Peña. Tem cinco irmãs e um irmão. Nasceu em um povo (município) chamado Oporapa, do departamento (Estado) da Huíla, ao sul da Colômbia. Esse foi o terreno próprio e adequado que Deus arranjou para o desenvolvimento de sua experiência de fé.
O segundo elemento essencial em sua vocação é a Congregação do Santíssimo Redentor. Em novembro do ano 2012, quando suas aspirações estavam distantes de Deus, um missionário redentorista foi à sua escola e, depois de falar da família Alfonsiana, como também da possibilidade de pertencer a ela, percebeu que sua vida teve um rumo totalmente diferente. Foi aí que começou um processo de discernimento e no ano de 2014 entrou no Seminário Menor - São Clemente Maria Hofbauer. A missão e vida comunitária da família redentorista, cujo centro é Jesus Cristo, foram as razões que o fizeram doar sua vida à iniciativa começada por Santo Afonso.
No ano de 2022, com mais de oito anos de formação na família redentorista, está vivendo uma oportunidade única em seu processo formativo. Jovani foi nomeado pela província redentorista da Colômbia para viver um ano de estágio pastoral no Brasil, especificamente em Aparecida, “na Casa da Mãe”. Para ele a experiência no Santuário Nacional é muito enriquecedora em todos os aspectos.
Por exemplo, no nível espiritual o missionário sente que sua fé está sendo fortalecida através da fé do povo brasileiro e confirma que a Casa da Mãe é um lugar privilegiado de encontro com seu filho Jesus. No nível pastoral está maravilhado pelo trabalho que fazem seus confrades brasileiros da província de São Paulo, os quais usam todos os meios possíveis (destaca a tecnologia) para que as pessoas possam viver uma grata experiência na casa de Nossa Senhora Aparecida.
No nível comunitário da vida redentorista encontrou pessoas talentosas, espirituais, trabalhadoras e acolhedoras. O melhor ambiente possível para se viver um estágio incrível.
Enfim, o Senhor fez, faz e continuará fazendo em mim, maravilhas (cf. Lc 1,)
Fonte: Fr. Jovani
Vocação à vida consagrada: o que é?
A vida consagrada é sinal da santidade da Igreja, como é colocado no Documento Conciliar Lumen Gentium.
Chamado vocacional: ouvir o Senhor que nos chama a todo momento
Aceitar o chamado de Deus requer despojamento e desprendimento de tudo aquilo que nos aprisiona e não nos deixa livres para o seguimento de Cristo.
Chamados a anunciar Jesus Cristo e sua Copiosa Redenção
Anunciar Jesus Cristo, sua redenção copiosa, exige de nós abertura e disponibilidade em contrapartida a uma sociedade que visa outros valores que não são os valores cristãos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.