Revista de Aparecida

Vivendo a Festa da Padroeira com a Capelinha Missionária

Representantes relatam o preparo para a Novena e Festa da Padroeira

Escrito por Revista de Aparecida

01 OUT 2025 - 12H00 (Atualizada em 06 OUT 2025 - 09H22)

Arquivo pessoal

Texto por: Julia Silveira - Sob supervisão de Victor Hugo Barros

Celebrar Nossa Senhora Aparecida em outubro é digno de uma grande festa e é exatamente isso que os Representantes Elaine Souza e Emídio Caridade colocam em prática durante suas missões do projeto Aparecida pelo Brasil.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal Representante Elaine Muniz e seu marido

Elaine Muniz de Sousa, de Itirapuã (SP), conta que celebra a Festa da Padroeira em sua comunidade “com novena, missa, quermesse”. Neste ano, a chegada de Nossa Senhora Aparecida foi preparada para acontecer no primeiro dia da novena, 03 de outubro.

O itinerário conta com a Capelinha Missionária sendo acolhida no trevo da cidade por todos, e seguindo em carreata pelas ruas de Itirapuã (SP), com cantos e orações dedicados a Virgem Maria. O dia termina na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, junto do pároco Osvaldo Sousa Filho.

Para Emídio Lamberti Caridade, do Rio de Janeiro (RJ), “O próprio dia a dia e a vinda dela (Nossa Senhora) trará uma chama extra às pessoas que querem, mas não podem ir até a casa da Mãe”.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal Representante Emídio Caridade

Ele e sua comunidade celebram a festa com a realização de missas votivas a ela. Desde agosto eles planejam em conjunto a programação para o mês de outubro. A ideia inicial era “levar (a Capelinha Missionária) nas duas capelas vinculadas a nossa paróquia que é de São Rafael Arcanjo”, no Rio de Janeiro. “E durante a festa de Nossa Padroeira a Capelinha ficar na Matriz”, completa o Representante.

A Representante Elaine também explica que organiza as visitas desde julho, quando retirou a Capelinha durante a Romaria da Família dos Devotos. “Aceitei o convite e voltei a Aparecida para participar no dia 12 de julho do Encontro dos Representantes pela primeira vez e já trouxe comigo a Capelinha para iniciar minha missão” pondera a missionária.

“Nesse período de visitas, fiz um cronograma e tenho percorrido os mais diversos locais com a Capelinha e pude constatar através de sentimentos e depoimentos, o quão importante e necessário se faz a presença da Mãe por onde passa”, salienta a devota.

Para Elaine, ter a Capelinha Missionária em sua comunidade “significa contribuir com uma parcela muito pequena de evangelização diante das maravilhas que recebo todos os dias da Mãe Aparecida”, contempla ela.

A Representante ainda expõe sua experiência dizendo que “está sendo um momento de aprendizado, troca, conhecimento, crescimento na fé, interação... com pessoas conhecidas e outras não, de locais diferentes que ao mesmo tempo compartilham de uma fé e devoção tão igual, tão grande a Nossa Senhora Aparecida”.

Ela reforça que toda a missão vem os fortalecendo a cada dia que passa. “Esperamos continuar com saúde, recebendo as bênçãos de Nossa Senhora em nossas vidas e seguir com essa missão que nos foi passada”, reflete.

Arquivo pessoal Arquivo pessoal Missão de Emídio Caridade na Capela Nossa Senhora Rainha da Paz e São João Batista (RJ)

Emídio conta como o projeto aproxima as pessoas da fé e da devoção a Nossa Senhora Aparecida. “Por meio da própria história que envolve tudo e o amor que transborda na presença dela e com a Capelinha isso pode acontecer em qualquer lugar com a sensação de estar literalmente na Casa da Mãe”, finaliza.

Para os representantes, viver o mês de outubro com Maria, Mãe da Esperança, é conhecer Jesus e cuidar de sua comunidade. Assim, como Elaine e Emídio realizaram essa missão com muita fé e devoção, você também pode assumir esse chamado dizendo ‘sim’. Acesse a12.com/familiadosdevotos/representantes e saiba mais!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Revista de Aparecida, em Revista de Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...