O ser humano é chamado por Deus desde sempre a descobrir Seu Amor. Ele fornece modos distintos para que a humanidade entre em sua bem-aventurança (CIC, 1). Esse grande chamado que ressoa na profundidade do coração chama-se vocação, que se manifesta de várias maneiras, dentre as quais a vida religiosa e a catequese.
A Igreja se manifesta como Esposa do Salvador por meio dos que são chamados para a vida religiosa (CIC, 926). Ir. Maria de Lourdes Araújo, Missionária Scalabriniana, enfatiza a importância de dar um passo a mais. Além disso, ela esclarece que a natureza das vocações parte dos dons que Deus dá gratuitamente aos seus filhos. “É colocar minha vida a serviço dele, a serviço das pessoas. Colocar tudo o que eu tenho (...) a serviço dele através do carisma que nós temos.”
“Hoje em dia, as vocações diminuíram, não porque Deus não continua chamando, mas porque as pessoas continuam não ouvindo e não respondendo. (...) Todos somos vocacionados. A vocação e a santidade são comuns para todas as pessoas.” Ir. Maria de Lourdes Araújo, Missionária Scalabriniana
A oração cristã se manifesta em melodias, palavras, imagens, gestos etc. (CIC, 2663). O ensino do sentido dessas formas para o povo de Deus parte dos catequistas. Guilhermina Silvério Mendes de Carvalho, 65, de Aparecida (SP), que é catequista há 30 anos, enfatiza que a resposta ao chamado de Deus é um compromisso com o próprio batismo. “É uma alegria mostrar esse rosto de Jesus, que deu a vida por cada um de nós.” Ela, que coordenou por muitos anos a catequese da Arquidiocese de Aparecida e continua a ser catequista na Paróquia São Roque, alerta para a importância da vocação catequética. “As crianças são o futuro da nossa Igreja. (...) Os jovens sentem muita sede de Deus e infelizmente a gente não tem o número suficiente de catequistas.”
Do mesmo modo que Jesus disse ao publicano: “Segue-me” (Lucas 5,27), os cristãos nunca deixam de ter seus nomes chamados a colocarem à disposição suas capacidades por Aquele que não só nos mostra o caminho, é o Caminho. As diversas formas que Ele apresenta a seus filhos têm somente uma finalidade: o Seu próprio Amor.
Assista o vídeo abaixo e veja o testemunho do Pe. Jadir Teixeira da Silva, C.Ss.R., e Ricardo Miranda Rodrigues, que explicam como a intimidade com Deus mostrou a eles os chamados às vidas religiosa e familiar.
A Revista de Aparecida é um presente exclusivo para aqueles que fazem parte da Família dos Devotos.
Clique aqui e venha para a Família de Nossa Senhora.
Missa solene celebra 26 anos da Família dos Devotos
Eucaristia marca 16ª edição da Romaria da Família dos Devotos que neste ano tem como tema “Amor que anuncia a Esperança”.
Santuário Nacional inaugura usina de geração de energia solar
Criado por inspiração em Encíclica do papa Francisco, espaço conta com 12 mil placas solares que vão gerar energia para o complexo da Basílica de Aparecida. Leia e saiba o que é uma Usina Solar e seus benefícios.
São Pedro, o santo que passou de pescador a Papa
Trajetória do primeiro pontífice da Igreja Católica é marcada por seguimento e traição a Jesus, que confiou ao “Príncipe dos Apóstolos”, a condução de sua Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.