Desde o seu início, a Família dos Devotos sempre construiu gente. O PEMSA, por exemplo, foi implantado em 2003. Já o projeto Menor Aprendiz do Santuário Nacional foi criado em 2004 e implantado em 2005 graças à preparação da postagem da Revista de Aparecida. Atualmente, 27 obras, projetos e convênios sociais são mantidos pelo Santuário Nacional graças á Família dos Devotos.
A TV Aparecida era um antigo sonho dos Missionários Redentoristas, desde os tempos do Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida. Em 2005, graças à generosidade dos membros da então Campanha dos Devotos, a emissora entrou no ar e a Rádio Aparecida pôde expandir seus trabalhos. Também no meio virtual a evangelização tomou mais corpo. Em 2010, nasceu o Portal A12. Em 2021 nasceu o Aparecida ao Vivo, canal que permite acompanhar o Santuário 24 horas por dia.
Para deixar tudo azul na Casa da Mãe, em junho de 2005 a Família dos Devotos iniciou a colocação de telhas azuis na Basílica de Aparecida. Nos 16.000 m² de telhado estão presentes 257 mil telhas azuis, símbolos do amor dos devotos à sua Padroeira. Em 2007, foi a vez das cúpulas receberem chapas de cobre.
Em julho de 2005 o Santuário Nacional ganhou novos pórticos de entrada, feitos com tijolinhos a vista. Em cada um há um medalhão de cimento armado com alguns dos arcebispos e bispos que acompanharam a construção do maior templo mariano do mundo. Também na esteira da boa acolhida, em 2014 a Família dos Devotos possibilitou a recuperação da malha viária do estacionamento do Santuário.
Em 2004 o Retábulo e o Nicho que abriga a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foram construídos de acordo com o projeto artístico-arquitetônico concebido por Cláudio Pastro. Eles ressaltam, no imenso espaço da Basílica, a presença da pequena Imagem encontrada em 1717 nas águas do Rio Paraíba do Sul.
A celebração dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017, movimentou todo o Brasil. A preparação para as comemorações se iniciaram em 2014, com a peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora por todas as dioceses e arquidioceses do país. Também para marcar a data, em 2016, o Santuário Nacional inaugurou seu campanário, composto por 13 sinos.
Na construção do Santuário, o auxílio dos devotos possibilitou a restauração da Basílica Histórica, finalizada em 1888 e reinaugurada em 2015, após uma restauração. O Memorial dos Construtores, à frente da Fachada Norte e inaugurado em 2016, recorda o trabalho das 2.356 pessoas que puderam tornar a construção e a manutenção do Santuário uma realidade.
O acolhimento dos devotos ao Santuário é garantido pelo Auditório Pe. Noé Sotillo, inaugurado em 2004, no subsolo do Santuário, e no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, inaugurado em 2012. Graças a eles, eventos e romarias contam com espaços próprios para realizar seus encontros.
Os Vitrais da Basílica Nova são cristológicos por suas cores e foram inaugurados em 2013. Já o Monumento Três Pescadores, presente hoje no Porto Itaguaçu e inaugurado em 2003, relembra os homens que, em uma pescaria possivelmente infrutífera, puderam fazer conhecer a futura Rainha e Padroeira do Brasil.
A vida cristã é, muitas vezes, equiparável a uma caminhada. No Caminho do Rosário e no Morro do Cruzeiro, inaugurados em 2018 e 2000 respectivamente, o peregrino pode acompanhar, em clima de oração, os momentos da vida de Nosso Senhor, tanto como uma Via Sacra, com suas estações, como um Rosário, com suas coroas.
O Morro do Presépio, inaugurado em 2006, contempla, em um espaço próprio do Santuário Nacional, o mistério da encarnação e vinda de Cristo Jesus. Ressaltando as belezas da natureza, o local, assim como a recuperação da vegetação nativa na área do Santuário, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, iniciada em 2016 e em continuidade com um plano de recuperação iniciado em 2001.
Informação, formação e evangelização chegam a mais de 600 mil pessoas todos os meses graças a sua generosa contribuição por meio da Revista de Aparecida, que oferece conteúdos catequéticos e cristãos, além de atualizações do Santuário Nacional e da Família dos Devotos. A publicação foi lançada pela então Campanha dos Devotos em 2003.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.