Por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.
Para pensar a vocação como um presente de Deus é necessário, primeiramente, compreender este chamado que Ele faz ao ser humano e como que o ser humano reage ao recebê-lo. Quando nos debruçamos sobre as Sagradas Escrituras vamos perceber que a noção de chamado de Deus passa por algumas etapas para que depois possa ser compreendida como um presente.
A vocação primeira do ser humano é a vida e esta vida é um presente. Deus, ao modelar-nos do barro à sua imagem, segundo a sua semelhança, sopra em nós o alento divino, a vida. A vocação à vida não é somente para vivermos neste mundo, mas é para cuidarmos da criação em todas as suas dimensões. O cuidado para com a vida é um chamado que Deus faz não apenas aos cristãos, mas a todos, pois é neste mundo em que habitamos; é nesta casa comum que existimos, nascemos, crescemos e nos desenvolvemos.
Além do mais a vocação à vida é um chamado a olharmos o outro com compaixão e percebemos no outro a presença de Deus. Isso nos leva à compreensão de que a sacralidade da vida nos chama ao serviço do cuidado, da corresponsabilidade, pois todos somos interdependentes uns dos outros.
O chamado que Deus faz a cada um é um presente a partir do momento que o compreendemos como tal. O serviço que Deus chama a cada um é a construção do Reino, independentemente de como responderemos a este chamado; independentemente de como iremos retribuir esta Graça, este presente.
Logo este chamado, esta vocação é um presente a partir do momento em que a nossa resposta não é dada sob condições, mas por amor. O presente que recebemos a partir do nosso chamado é a Graça, essa Graça nos basta. Uma vida feliz, realizada, em total dedicação ao chamado recebido só tem sentido como presente, quando aceitamos esta Graça dada por Deus a nós, onde mesmo diante das dificuldades, dos percalços, a fé, a esperança e o amor permanecem.
Chamados a anunciar Jesus Cristo e sua Copiosa Redenção
Anunciar Jesus Cristo, sua redenção copiosa, exige de nós abertura e disponibilidade em contrapartida a uma sociedade que visa outros valores que não são os valores cristãos.
Vocação e missão
Faz parte da essência do ser Igreja o ser missionário, não tem como pensar o anúncio do Reino dos céus sem a concepção missionária.
Setembro, mês da Palavra de Deus
Recorremos à Palavra de Deus como fonte e guia para fundamentar nossa vocação, tendo em mente que a iniciativa é sempre de Deus, e cabe a cada um de nós responder com amor ao seu chamado.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.