Por Jornal Santuário Em Notícias

Caminhos de esperança

Para garantir acolhida, proteção, promoção e integração, que são sugestões do Papa Francisco diante da realidade migratória no mundo, a Igreja lançou o Plano Nacional de Integração 'Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela'.

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Diocese de RoraimaCáritas Diocesana de Roraima, Cáritas Brasileira, Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR) e entidades parceiras, o projeto foi lançado em outubro de 2018.

Agência Brasil
Agência Brasil
Milhares de venezuelanos que vivem em situação de rua nas cidades de Roraima recebem uma única refeição por dia.



Para o bispo de Roraima e presidente da Cáritas Roraima, Dom Mario Antônio da Silva, a capital roraimense (Boa Vista) é o ponto de partida do plano, que pretende alcançar cidades do país inteiro (sobretudo aquelas onde o fluxo de pessoas que vêm para o Brasil é maior), e também a Venezuela. “Esse lançamento não é um evento, mas um processo. Queremos que se prolongue e se amplie por todo o Brasil. Não é uma bolha, pois tem incidência e abrangência também na Venezuela”, afirma.

O Plano pretende alcançar cerca de 90 arquidioceses e dioceses do Brasil. Nessa proposta, as Igrejas estão sendo convidadas a acolher migrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios por meio de ações solidárias, que visam promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração.

O Plano visa também a uma articulação com a Igreja Católica na Venezuela. Segundo a proposta, haverá uma missão no país vizinho para conhecer a realidade local; a participação dos brasileiros na organização e inauguração de um centro de apoio ao migrante em Santa Elena de Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com o Brasil, e a produção de material de comunicação, para oferecer informações sobre a documentação pedida pelo Brasil para a permanência no país e sobre as distâncias entre as cidades brasileiras.

O Caminhos de Solidariedade nasceu a partir de uma visita da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB à Diocese de Roraima, em março do ano passado, e se concretizou após uma oficina de planejamento organizada pela Cáritas Brasileira em julho de 2018, com a participação das entidades envolvidas no Plano, em Brasília (DF).

“Cada forasteiro que bate à nossa porta é ocasião de encontro com Jesus Cristo, que se identifica com o forasteiro acolhido ou rejeitado de cada época.” Papa Francisco

O Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2018, ressaltou que: “cada forasteiro que bate à nossa porta é ocasião de encontro com Jesus Cristo, que se identifica com o forasteiro acolhido ou rejeitado de cada época (cf. Mt 25,35.43). O Senhor confia ao amor materno da Igreja cada ser humano forçado a deixar sua pátria à procura de um futuro melhor.[...] Trata-se de uma grande responsabilidade que a Igreja deseja partilhar com todos os crentes, os homens e as mulheres de boa vontade, que são chamados a dar resposta aos numerosos desafios colocados pelas migrações contemporâneas com generosidade, prontidão, sabedoria e clarividência, cada qual segundo suas possibilidades”. O Papa sugeriu que a resposta comum pode articular-se à volta de quatro verbos fundados sobre os princípios da doutrina da Igreja: acolher, proteger, promover e integrar.

:: Cáritas Brasileira vai proporcionar acolhimento e integração a imigrantes

:: Conheça a história da professora que ensina português a imigrantes

Segundo informações da ACNUR, com a mudança de governo, o trabalho conjunto terá de ser fortalecido ainda mais, pois vários desafios poderão ser enfrentados, tais como, na fronteira, a identificação e o registro: teremos de vigiar a não-devolução e manter as fronteiras abertas, garantindo o acesso ao pedido de refúgio, a identificação das necessidades de proteção, especialmente, às pessoas com perfis vulneráveis, como crianças, mulheres e idosos. Para o registro e documentação, é indispensável coordenar e facilitar procedimentos de registro e documentação para as pessoas que chegam ao Brasil.

Para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), embora as migrações sejam uma característica natural da humanidade e tenham gerado avanços importantes no desenvolvimento, o foco na segurança dos países receptores e a falta de oportunidades nos países de origem geram uma das maiores crises humanitárias e migratórias da história.

De acordo com a Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Márcia Maria de Oliveira, há alguns paradoxos na questão migratória, “pois permanece a garantia do direito de migrar, contudo as sociedades negam o direito de migrar. A mesma sociedade que produz os meios de expulsão está produzindo o rechaço e a xenofobia”.

Márcia lembra o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o qual, no livro “Tempos líquidos”, afirma que, enquanto de um lado crescem as economias mundiais, avançam as tecnologias que encurtam o tempo e as distâncias, de outro lado, “cada vez mais, os refugiados se veem sob fogo cruzado, mais exatamente em uma encruzilhada, expulsos à força ou afugentados de seus países nativos, tendo sua entrada recusada em todos os outros”.

:: Missionários da Consolata relatam drama vivido por indígenas em Boa Vista (RR)

:: Campanha #EuMigrante quer sensibilizar e encontrar caminhos para a questão venezuelana

Segundo o sociólogo, “as migrações e os refugiados representam um sintoma das desigualdades sociais, das injustiças econômicas, dos processos de exclusão, das guerras, das crises políticas e da escandalosa concentração da economia mundial nas mãos de uns poucos grupos econômicos”.

Os Martinez Gomez, que estavam a caminho na BR 174, conseguiram carona e chegaram até Boa Vista na tarde daquele mesmo dia. Juntaram-se aos demais 12 membros da família, que estavam vivendo em uma casa alugada de três cômodos. Havia grande preocupação, pois só uma pessoa da família estava com emprego garantido. O aluguel estava atrasado, e o dinheiro do mês não ia dar para pagar. Já tinham recebido aviso de que, se não pagassem, seriam despejados.

Osnilda Lima, fsp

Matéria produzida a partir da proposta de pauta conjunta da SIGNIS Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...