Por André Somensari Em Notícias

Semana Vocacional da Rede Aparecida completa 50 anos



Anualmente, desde 1981, a Igreja no Brasil celebra, em agosto, o mês vocacional. A importância das vocações para a Igreja é tão grande que se faz necessário dedicar um mês inteiro para se falar delas.

Pensando nisso, há 50 anos os missionários redentoristas criaram a Semana Vocacional. O ano era 1968, e a Rádio Aparecida já evangelizava o povo brasileiro. Naquele ano, os formadores foram convidados a assumir os microfones para falarem em um período das férias. Ao perguntarem sobre o que deveriam falar, ouviram a resposta: falem sobre vocação, pois esse assunto interessa a todos!

Eles abraçaram a ideia e assumiram os programas religiosos falando sobre o chamado de Deus. O que começou de maneira despretensiosa firmou-se na programação da Rádio Aparecida.

Leia MaisRede Aparecida de Comunicação promove Semana Vocacional em agostoConheça o Hino Oficial dos 50 anos da Semana VocacionalConheça a história da Semana VocacionalO objetivo da Semana Vocacional sempre foi informar e, acima, de tudo, instigar o pensamento de jovens e adultos sobre os diversos caminhos possíveis, evidenciando a beleza do chamado do Senhor e do serviço sincero ao Reino de Deus.

“Hoje a Semana Vocacional se realiza de uma maneira intercongregacional e eclesial, para falar de vocação, detalhando uma vocação específica por dia, a fim de explorar e tornar mais claro o desejo de Deus para a humanidade com cada vocação”, relata padre Lucas Emanuel, C.Ss.R., promotor vocacional do Secretariado Vocacional Redentorista.

Com o intuito de celebrar o valor e a riqueza do chamado de Deus, a Semana Vocacional deste ano traz o tema "Vocação: tesouro escondido, pérola encontrada" (Mt 13,44-46). O Jubileu de Ouro da Semana Vocacional será realizado de 18 a 25 de agosto, no Santuário Nacional, e transmitido pelos meios de comunicação: TV e Rádio Aparecida, A12 e Jornal Santuário. A cada dia da Semana Vocacional, haverá uma reflexão sobre a dimensão vocacional.

Quem ligar o rádio, a TV e acessar nosso portal vai estar ligado conosco com o tema da Semana Vocacional. Toda a Rede Aparecida estará envolvida. Não vai faltar conteúdo para conversarmos, discutirmos e debatermos. Convido a todos a interagir conosco e também rezar pelas vocações, em especial pelas vocações sacerdotais e religiosas, que estão mais escassas. Estamos precisando que os jovens deem suas respostas quanto a suas vocações, para darmos continuidade à evangelização. Devemos abrir o coração e permitir que Deus nos chame, para darmos nossa resposta a Ele e sermos felizes”, afirma o promotor vocacional.

Nos últimos anos, com a chegada da TV Aparecida e do A12, a programação foi ampliada, atingindo também telespectadores e internautas, além de romeiros do Santuário Nacional de Aparecida que participam das celebrações durante a Semana Vocacional.

Vocação: tesouro escondido, pérola encontrada

Vocação é ouro, tesouro, chamado, dom e serviço para o Reino de Deus. Com o tema proposto, a equipe de organização pretende mostrar o valor desse chamado do Senhor da Messe e incentivar a reflexão sobre a missão de cada cristão na Igreja, na comunidade e na sociedade em geral.

Para Padre Ferdinando Mancilio, Missionário Redentorista, o tema escolhido constitui um grande desafio vocacional. “Quando Jesus evangeliza com a parábola do tesouro escondido e da pérola fina e preciosa, conduz-nos para dentro da verdade do Reino, pois ele é a beleza, a pérola preciosa, o tesouro escondido que devemos descobrir em cada dia. O Reino é o tesouro e a pérola escondida. Ele está a nosso alcance; basta querer encontrá-lo.”

.:: Acesse aqui á página especial da Semana vocacional

Dimensões vocacionais para cada dia da 50ª Semana:

18/08 – “Tesouro escondido, pérola encontrada” (Lema: O que você quer encontrar?)

19/08 – “Antes de nascer, eu te conheci” (Vocação Humana)

20/08 – “Deixe tudo para me seguir” (Vocação cristã)

21/08 – “Não são dois, mas uma só carne” (Vocação Matrimonial)

22/08 – “Que ele cresça, e eu diminua” (Vocação Sacerdotal)

23/08 – “Ide e fazer discípulos por todas as nações” (Vocação Religiosa)

24/08 – “Feliz aquela que confiou (Vocação de Maria e Ministérios)

25/08 – “Tesouro escondido, pérola encontrada” (Lema: O que você quer encontrar?)

Conteúdos da Semana Vocacional na Rede Aparecida:

Rádio Aparecida

De 18 a 25/08: Os Ponteiros Apontam para o Infinito – Reflexões sobre os temas

De 18 a 25/08: Com a Mãe Aparecida – Entrevistas com vocacionados

De 19 a 24/08: Clube da Manhã e Clube da Tarde – Entrevistas sobre os temas da Semana

18/08: Programas Nossa Missão e Bem-Vindo ao Clube – Em destaque, o Tema Geral

25/08: Bem-Vindo ao Clube – Resumo da Semana

25/08: Terço dos Homens, às 22h

TV Aparecida

Transmissão das celebrações no Santuário Nacional:

18/08: Missa de Aparecida, às 18h

De 19 a 24/08: Missa de Aparecida, às 9h

24/08: Missa de Aparecida, às 18h

25/08: Missa de Aparecida, às 18h

Seleção especial de filmes com a temática vocacional:

Quartas-feiras, às 19h30

Domingos, às 12h30

A12

O portal disponibiliza a página especial (a12.com/semanavocacional), que reúne todos os conteúdos referentes à 50ª Semana Vocacional, com artigos sobre cada dimensão vocacional, vídeos exclusivos, informações sobre a Pastoral Vocacional Redentorista e notícias relacionadas ao Jubileu de Ouro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...