Comportamento

Fazendo a diferença: 6 dicas para você se tornar uma pessoa sustentável

Escrito por Leticia Almeida de Siqueira

17 JUN 2015 - 08H30 (Atualizada em 01 JUN 2021 - 10H41)

Quando abordamos o tema sustentabilidade logo pensamos em ações públicas e privadas que promovam o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente, garantindo, portanto, a sobrevivência das gerações futuras. Porém, não é só isso, o conceito de sustentabilidade também é de responsabilidade de cidadãos comuns, como você e eu.

:: Mês do Meio Ambiente: vamos fazer a diferença?

Shutterstock
Shutterstock

Em um planeta com mais de 7,5 bilhões de habitantes não podemos esperar que a iniciativa privada e pública resolva o problema ambiental agravado por cada um de nós.

A sustentabilidade está diretamente ligada à palavra CONSCIENTIZAÇÃO. Cada pessoa precisa ter a consciência de que seus atos cotidianos podem alterar a qualidade da vida futura. Lembra-se daquela lei da física “para toda ação tem uma reação”? Pois bem, o nosso agir pode fazer a diferença para as próximas gerações.

Que tal, se a partir de agora cada um de nós passássemos a refletir e agir com mais sustentabilidade? Acha difícil? Tenho certeza de que podemos. Como? Aí vão algumas dicas:

1- Água sabendo usar não vai faltar. Essa frase tão batida precisa ser levada a sério, o reuso da água precisa se tornar hábito em nossas casas. Planeje sua casa para ter uma cisterna e áreas verdes.

2- Adote a política dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Pense nisso!

3- Ou, se estiver mais disposto, adote os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.Consuma aquilo que realmente for necessário, produza menos lixo.

4- Utilize os meios de transporte de forma consciente. Meios de transporte consomem, na maioria, combustível fóssil, aquele responsável pelo aumento do buraco da camada de ozônio. Por isso, dê carona, utilize transporte público, ande mais á pé ou de bicicleta. Exercite-se, isso fará bem a sua saúde.

5- Crie hábitos alimentares saudáveis. Coma melhor, viva melhor. Seja feliz, esteja em paz. Cuide do ser humano mais importante do planeta: “você”!

6- Incentive os outros aos hábitos sustentáveis. Se quisermos um mundo melhor temos que “produzir” seres humanos melhores. Incentive a sua família e seus amigos a também adotarem hábitos sustentáveis.

Percebeu? Não é tão difícil assim! Você pode ajudar a construir um mundo melhor. Ser uma pessoa sustentável é possível e só depende de você. Tenho certeza de que se observar bem, você poderá criar situações sustentáveis em seu dia a dia. Sustentabilidade é uma questão de consciência. Então vamos ser mais felizes e menos consumistas. O planeta agradece. E aí vamos fazer a diferença?

leticia_almeida_de_siqueira_1

3 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leticia Almeida de Siqueira, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...