Comportamento

5 exemplos de mulheres bíblicas para o Dia Internacional da Mulher

Escrito por Priscila Ferreira

08 MAR 2022 - 06H00

Thiago Leon

Para viver melhor este tempo, nada melhor do que se basear em exemplos bíblicos, não é mesmo? Pessoas que viveram como a gente, com os mesmos desafios, limitações, mas para quem isso não impediu que dessem uma resposta de fé.

1- Maria

Shutterstock/ Creative_Vector
Shutterstock/ Creative_Vector

A primeira, com certeza, que eu quero dar como exemplo é Maria. Poderia destacar muitas virtudes, mas o que mais me marca é a sua confiança nos planos de Deus. Quando o anjo Gabriel apareceu a ela disse:

“Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”. (Lc 1, 31-33)

Mas, ela viu o filho dela ser insultado, torturado, flagelado e crucificado. Por isso, poderia ter se perguntado como é que um rei pode sofrer tudo isso, não é mesmo? Mas, não. Ela permaneceu de pé diante de tamanha cruz. Sabia que seu filho ressuscitaria, em seu coração havia essa certeza.

2- Sara

Sara havia se casado 7 vezes e todos os seus maridos tinham morrido. Além desse sofrimento, foi insultada até pela empregada do seu pai. Parecia que não havia mais saída para sua situação. Então, ela roga a Deus com súplicas de misericórdia.

“(...)olhai-me com piedade,
e não tenha eu de ouvir injúrias”. (Tb 3, 15)

Destaco aqui a fé de Sara, quando parecia que nada tinha sentido em sua vida, seus olhos se voltam a Deus. Mesmo nas grandes provas e tribulações Sara nos ensina a recorrer aquele que pode fazer nova todas as coisas. (Ap 21, 5)

3- Judite

Leia Mais15 promessas de Nossa Senhora para quem rezar o Terço MarianoÉ admirável a história de Judite, olha o que aconteceu: Israel era seu país de origem e foi invadido pelo rei da Assíria,  assim que o rei de Israel percebeu essa invasão ele fugiu e o povo hebreu ficou abandonado.

Judite, uma mulher cheia de fé, conseguiu se infiltrar no exército inimigo e matou o general assírio. Quando os israelitas souberam desse efeito foram encorajados e declararam guerra ao povo assírio. Ao vencer a batalha cantavam à Judite:

“Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra do nosso povo!” (Jt 15,9).

Com a coragem de Judite, renasceu a esperança no povo hebreu. A coragem é uma virtude que vale ser destacada, não é não sentir medo, mas enfrenta-lo como fez Judite.

4- Débora

Leia MaisComo ser feliz e fazer outras pessoas felizes?Podemos contar com mais um exemplo, a juíza Débora. Ela foi juíza em Israel quando não havia rei, ela liderou o povo e nesse período de 40 anos Israel teve paz.

"Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel."  (Juízes 5,7)

5- Priscila

Oleksandr Yakoniuk/Shutterstock
Oleksandr Yakoniuk/Shutterstock

Priscila era esposa de Áquila e trabalhava junto com o seu marido para espalhar a boa nova, a palavra de Deus. Os dois eram amigos de Paulo e fundaram uma igreja dentro da sua casa.

"Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios." (Romanos 16, 3-4)

:: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do WhatsApp ou demais redes sociais, logo abaixo do título!

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...