Apaixonar-se, gostar de alguém de forma diferente a ponto de achar que a ama. Tudo parece estar perfeito até que a ficha cai e se percebe que a pessoa pela qual se está “morrendo de amores” não tem os mesmos sentimentos. E ai? Já parou para pensar por que os amores não correspondidos acontecem?
Nós conversamos com a psicóloga, especializada em terapia cognitiva comportamental, Dra. Graziela Baron, que afirma que, muitas vezes, a causa dos amores platônicos está ligada a confusão de identidade, sentimentos e até mesmo baixa autoestima. Confira a entrevista!
Canal Jovens de Maria: Todos nós já tivemos um amor platônico, ou seja, gostar de uma pessoa que não sente o mesmo por nós. Mas como saber se amamos mesmo essa pessoa e não estamos confundindo sentimentos?
Dra. Graziela Baron: Acontece. O fato de pensar naquela pessoa todos os dias e ter vontade de estar com ela, faz com que a pessoa imagine que a ama. É bem verdade que existem tantas formas de amar que, sim, essa pode ser uma delas. Porém, quando a pessoa vivenciar algo real, na comparação, ela mesma poderá avaliar que o sentimento anterior era uma forma de amar diferente. A intensidade, os comportamentos, tudo fica mais forte quando é real. Acredito também que muitos buscam esses amores platônicos para suprirem uma carência e um vazio que sentem e, no momento que idealizam esse par romântico, preenchem parte desse vazio.
Canal Jovens de Maria: Como tomar coragem e partir para outra sem achar que o mundo acabou porque o outro não me ama como quero que ame?
Dra. Graziela Baron: Continuando a resposta acima, quando esse preenchimento não esta mais fazendo efeito, ou seja, nos sentimos incompletos e mais solitários, isso é sinal que a pessoa precisa se encorajar e perceber que esse amor foi criado como fuga de alguma deficiência que tínhamos. A deficiência pode ser chamada de medos, inseguranças e baixa autoestima. Quando a pessoa percebe essas deficiências e as trata, seja com terapia, conversas em grupos, aulas de teatro, dança, religião, ela se desprende desse mundo de mágoas e parte em busca de sua felicidade, e então, a partir deste momento, encontrar alguém será bom e estar sozinho também.
Canal Jovens de Maria: Como esperar por ele e como reconhecê-lo quando ele chegar?
Dra. Graziela Baron: O amor verdadeiro só existe quando a pessoa está com uma aliança verdadeira com ela mesma. Se respeitando e se amando. Neste momento, estamos preparados para conviver com alguém sem prisões. Entrar em uma relação com medos, inseguranças e baixa autoestima, só faz com que uma pessoa se envolva com qualquer outra por carência. Quando ela está bem, ela consegue escolher um par adequado às necessidades dela.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login