Desde janeiro deste ano, estamos acompanhando os artigos do Pe. Evaldo César na Revista de Aparecida, que falam sobre as virtudes cristãs. E neste mês de maio, vamos falar sobre continência.
No texto da Revista, Pe. Evaldo nos ensina que “a continência me previne do mal que sai do meu coração e me previne do mal que pode entrar em mim pelas minhas escolhas equivocadas”. Interessante, né?
Seguem, então, 6 dicas de como colocar em prática esta virtude:
O corpo é seu, a vida é sua e você tem liberdade de fazer suas próprias escolhas. Mas, será que tudo o que é permitido faz bem? Os seus caminhos podem ser seus, mas afetam outras pessoas, as consequências podem não recair somente sobre você. Será que tudo te convém? É preciso pensar sobre isso...
É preciso continência nas palavras também, nos ensina o Pe. Evaldo. Por isso, tome cuidado com a forma com que você se expressa, que você expõe sua opinião, que corrige alguém, ou com suas reações. As palavras podem ferir profundamente outros e gerar situações desagradáveis.
O erro pode começar aí! Quantas vezes cultivamos maus sentimentos e maus pensamentos? E você pode se perguntar: "mas tem problema só pensar ou sentir?". Acontece que, com o tempo, isso vai se tornando tão grande dentro de nós, que acabamos colocando em prática más atitudes. Alimentamos o mal internamente e acabamos expressando ele externamente.
Cada um tem sua fraqueza. Às vezes, um ambiente é neutro para seu amigo, mas te leva a pecar. Às vezes, uma música te faz bem, mas não faz bem para outros. Você sabe o que te leva a pecar? Fique atento e evite essas situações!
É preciso se conhecer para entender as raízes da incontinência. O que te desequilibra emocionalmente ou afetivamente? Como você pode contornar essas situações? Preste mais atenção em você mesmo, converse com pessoas em quem você confia, elas também poderão te ajudar a se entender melhor.
O Espírito Santo, que é fonte de todos os dons, nos concede também as virtudes. Reze para que ele te dê a virtude da continência e que ele te ajude a controlar seus sentidos e pensamentos.
- Se você recebe a Revista de Aparecida em casa, confira nas páginas 24 e 25 o artigo do Pe. Evaldo que explica melhor pra nós o que é a Continência.
- Leia também: 6 dicas para colocar em prática a Castidade
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login