Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 18 JAN 2018 - 12H45

Como viver a virtude da Continência

Desde janeiro deste ano, estamos acompanhando os artigos do Pe. Evaldo César na Revista de Aparecida, que falam sobre as virtudes cristãs. E neste mês de maio, vamos falar sobre continência.

No texto da Revista, Pe. Evaldo nos ensina que “a continência me previne do mal que sai do meu coração e me previne do mal que pode entrar em mim pelas minhas escolhas equivocadas”. Interessante, né?

Seguem, então, 6 dicas de como colocar em prática esta virtude:

1 – Saber o que não te convém

escolha

O corpo é seu, a vida é sua e você tem liberdade de fazer suas próprias escolhas. Mas, será que tudo o que é permitido faz bem? Os seus caminhos podem ser seus, mas afetam outras pessoas, as consequências podem não recair somente sobre você. Será que tudo te convém? É preciso pensar sobre isso...

2 – Ter cuidado com o que você fala

conversa

É preciso continência nas palavras também, nos ensina o Pe. Evaldo. Por isso, tome cuidado com a forma com que você se expressa, que você expõe sua opinião, que corrige alguém, ou com suas reações. As palavras podem ferir profundamente outros e gerar situações desagradáveis.

3 – Ter cuidado com o que você sente e pensa

pensando

O erro pode começar aí! Quantas vezes cultivamos maus sentimentos e maus pensamentos? E você pode se perguntar: "mas tem problema só pensar ou sentir?". Acontece que, com o tempo, isso vai se tornando tão grande dentro de nós, que acabamos colocando em prática más atitudes. Alimentamos o mal internamente e acabamos expressando ele externamente.

4 – Prestar atenção no que te leva a pecar

desejo

Cada um tem sua fraqueza. Às vezes, um ambiente é neutro para seu amigo, mas te leva a pecar. Às vezes, uma música te faz bem, mas não faz bem para outros. Você sabe o que te leva a pecar? Fique atento e evite essas situações!

5 – Autoconhecimento e equilíbrio

autoconhecimento

É preciso se conhecer para entender as raízes da incontinência. O que te desequilibra emocionalmente ou afetivamente? Como você pode contornar essas situações? Preste mais atenção em você mesmo, converse com pessoas em quem você confia, elas também poderão te ajudar a se entender melhor.

6 – Pedir o Espírito Santo

jovem_rezando_4

O Espírito Santo, que é fonte de todos os dons, nos concede também as virtudes. Reze para que ele te dê a virtude da continência e que ele te ajude a controlar seus sentidos e pensamentos.

- Se você recebe a Revista de Aparecida em casa, confira nas páginas 24 e 25 o artigo do Pe. Evaldo que explica melhor pra nós o que é a Continência.

- Leia também: 6 dicas para colocar em prática a Castidade

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.