Felicidade é questão de merecimento?

Atualmente, é muito comum relacionar a felicidade com qualidade de vida e autoestima. Por isso, a depressão torna-se o maior sofrimento da modernidade. Ser infeliz é o “fracasso” da pessoa.
Com efeito, vê-se, hoje, o crescimento de pessoas em busca de terapia, relatando serem infelizes e estando em busca da felicidade. Porém, é importante abordar este tema com um olhar mais amplo.

Felicidade não é acontecimento de sorte ou escolha do destino. A felicidade é um dom, uma graça que recebemos pela bondade divina, e que conta com a nossa participação.
Leia MaisÉ possível ser feliz na vida?Qual o melhor lugar para se encontrar Felicidade?“A felicidade é Cristo, não um app no celular”, diz Papa FranciscoPoder-se-ia assim dizer, que é uma conquista do esforço pela melhoria de si mesmo perante Deus e Seu Plano, e perante o próximo. É a soma do bem que semeamos e, portanto, uma questão de merecimento em Deus, lembrando que Ele nos dá tudo o que precisamos para nossa salvação e nossa felicidade plena, pois “somos servos inúteis, fizemos o que tínhamos que fazer”.
Assim, devemos ter um olhar para dentro de nós mesmos, no que carregamos internamente e no que podemos doar ao mundo. É doando que se recebe.
Quem faz os seus talentos se multiplicarem, vai ganhar abundância. Abra as mãos, coloque-se como receptor da graça de Deus e, a partir dessa sinergia, faça amizades, alianças, parcerias, viva a comunhão.

São Tomás de Aquino descreve a felicidade como sendo a visão da essência de Deus. Esta visão é o próprio Cristo, a imagem do Deus invisível, o caminho para chegar à felicidade plena e poder alcançá-la agora, com o “já, mas ainda não”.
Cabe a todos nós, também aos jovens, os valores, as virtudes, eliminando a ideia equivocada de que a felicidade é somente algo material. É necessário entender seu real conceito, para que seja possível a procura da felicidade autêntica.
Maira Waruar Paulo Lobo
Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) no ano de 2002.
Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pela UNINTER.
Atualmente, Psicóloga atuante na associação Reconciliatio - Psicologia Integral.
Psicóloga Voluntária do Centro Educacional Terra Santa.

Deus não desiste de você!
Receba esse presente, o amor de Deus e deixe-se ser moldado. Vem saber mais!

AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: SEU CORPO E SUA DIGNIDADE
Confira essa Live e tire todas as suas dúvidas sobre a forma como nos relacionamos com os outros e com o nosso próprio corpo.

Homilia JM - Você aceita esse convite?
Aqui você encontra uma homilia feita para você!

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.